No dia 11 de janeiro a nossa agenda estava fechada para reunião de equipa. Entre muitos assuntos, a prioridade era consolidar a estratégia de candidaturas e de fundraising da FGS para os próximos dois anos. Os próximos tempos vão ser muito exigentes ao nível da sustentabilidade humana e financeira. Precisamos de conseguir atingir um equilíbrio entre o esforço que uma equipa, de apenas 9 pessoas consegue fazer, e a liquidez necessária para a sustentabilidade da FGS, nomeadamente no pagamento de salários e na continuação das nossas atividades educativas. É um equilíbrio delicado, de alcançar e de manter!
A reunião já ia longa, quando o Zé Pedro (que garante a gestão financeira da FGS) nos informou que tínhamos alcançado o nosso objetivo: 11 mil euros por uma Escola Transformadora. A reação foi imediata e unânime: um sorriso generalizado invadiu a sala. Era certo, pelo menos um dos nossos Projetos (o EDxperimentar), tinha co-financiamento garantido para este ano letivo. Com este co-financiamento coberto, além de conseguirmos pagar uma percentagem dos salários das 5 pessoas envolvidas (distribuídas entre os 4 territórios onde o Projeto atua), iremos conseguir chegar a mais 9 Escolas, a mais 40 Professoras/es e trabalhar mais 800 horas com Estudantes.
Os planos para o futuro ficaram momentaneamente adiados, agora era mais importante perceber como tínhamos conseguido atingir este objetivo. Analisar coletivamente e criticamente os nossos processos, faz parte do nosso modo de proceder. Depois, haverá tempo para continuar a trabalhar na nossa estratégia de financiamento para os próximos dois anos. Depois, haverá tempo de recomeçar e continuar.
No total conseguimos angariar 11.030 €. Entre 23 de novembro de 2023 e 17 de janeiro de 2024 (período ativo da campanha), recebemos um total de 97 donativos, sendo 18 donativos provenientes de doadores regulares. Depois de analisados com mais minúcia, estes dados indicam-nos que grande parte das contribuições provieram de pessoas que não têm um vínculo assíduo com a FGS (doam esporadicamente para a nossa missão), e, também, de pessoas que nunca tiveram contato com o nosso trabalho. E esta concretização prolongou ainda o sorriso naquela sala.
Conseguimos chegar a pessoas, à partida, mais distantes de nós. Conseguimos ir além das comunidades que já nos acompanham. A mensagem conseguiu passar as nossas habituais fronteiras e encontrar outras fontes de acolhimento. O que nos leva acreditar que este acolhimento vem de lugares de compreensão, do que fazemos e como o fazemos. Vem da aceitação e do reconhecimento da importância de construir uma Escola com Projetos Pedagógicos alinhados com uma humanidade consciente do lugar que ocupamos nesta realidade global. Sobretudo, vem da consciência da necessidade desta Escola, enquanto fator de harmonização de desafios cada vez mais urgentes: pobreza, injustiças, discriminações, alterações climáticas e populismos.
Agora, depois do festejo e do balanço, vamos recomeçar para continuar, mas cada vez menos sozinhos!
A todas/os muito obrigada.