Itinerários Pedagógicos para Educar para a Ecologia Integral pela Cidadania Global

 

 

Bem-vindos e bem-vindas companheiros/as de viagem!

A viagem civilizacional feita até aqui trouxe-nos ao limite da insustentabilidade humana e ambiental. Por isso não podemos conformar-nos. É tempo de vivermos uma nova viagem, que nos transforme enquanto seres individuais e coletivos, e crie um novo modo de nos relacionarmos com as outras pessoas e com o Mundo!

O título deste recurso pedagógico expressa o processo criativo e colaborativo que lhe deu origem, mas, sobretudo, o convite que se pretende estender a todos/as os/as que desejem percorrer, nas suas realidades e contextos, viagens pedagógicas de promoção da Ecologia Integral baseadas numa perspetiva de Cidadania Global!

Por ter constituído, para nós, um percurso transformador, queremos aqui partilhá-lo convosco, para que possa ser inspiração para novos caminhos de transformação social. Porque o experimentámos, acreditamos que será uma oportunidade valiosa de descoberta e questionamento, que começa por desafiar a nossa própria forma de olhar, pensar, agir e educar, e que permitirá reordenar itinerários pedagógicos rumo a uma ética ecológica, de modo a que possamos todos e todas crescer na solidariedade, responsabilidade e cuidado da nossa Casa Comum. Esperamos que este Caderno de Viagem vos ajude a compreender o vosso papel, tal como nos ajudou a nós!

Boa viagem!
A Equipa do projeto Ca(u)sa Comum

 

Vídeos para ajudar na Viagem:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este recurso pedagógico surge como resultado do projeto Uma Ca(u)sa Comum: Educar para a Cidadania Global pela Ecologia Integral promovido pela FGS – Fundação Gonçalo da Silveira, em parceria com a Associação Casa Velha, entre 2016 e 2018, e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P..