CIDADANIA GLOBAL E DESENVOLVIMENTO
Para concretizar os nossos objetivos, e partindo do princípio que a transformação social é um processo construído colaborativamente, a ação da FGS enquadra-se num conjunto de cinco processos de mudança:
A Escola enquanto espaço de Transformação e Justiça Social;
Diálogo entre sociedade civil e ensino superior;
Ligação entre Ecologia e Transformação e Justiça Social;
Ligação entre a visão global e as práticas locais;
Ligação entre diferentes territórios.
Porque o Desenvolvimento e a Cidadania são indissociáveis, a nossa equipa de projetos trabalha de forma integrada no Departamento que designamos por Cidadania Global e Desenvolvimento.
Procuramos dar o nosso contributo para responder aos desafios que marcam a atualidade. A erradicação da pobreza extrema, o alargamento das oportunidades de acesso ao ensino primário e secundário, maior e melhor acesso a cuidados de saúde, a sustentabilidade ambiental, a necessidade de reconhecer as parcerias como fulcrais para o processo de Desenvolvimento.
A nível internacional, procuramos soluções para os problemas identificados pelos parceiros no terreno através de diagnóstico, elaboração e acompanhamento de projetos, concretizando ações em setores chave com vista a impulsionar o Desenvolvimento Sustentável.
Assente num trabalho colaborativo e reflexivo, a nossa ação passa por:
Capacitar e formar professores e outros educadores;
Aprofundar e divulgar conhecimento e reflexão na área do Desenvolvimento e da Cidadania Global, através de publicações e encontros;
Produzir e divulgar recursos educativos;
Integrar e promover redes e outros grupos colaborativos, de diferentes áreas e contextos;
Definir políticas públicas, promotoras de mudanças estruturais na sociedade;
Pontuais ações de emergência humanitária.
Escolas
Organizações da Sociedade Civil
Instituições do Ensino Superior
Comunidades Locais
Instituições Governamentais
Geograficamente a FGS tem privilegiado a proximidade e a continuidade do seu trabalho nas seguintes geografias:
Portugal: concretizando um trabalho de âmbito nacional no campo da Educação para o Desenvolvimento e Educação para a Cidadania Global.
Moçambique: foi onde começamos em 2004, nomeadamente junto da Missão Católica da Fonte Boa (Província de Tete) e das comunidades rurais na Beira (Província de Sofala). Hoje, estamos presentes na Beira, através do projeto Somos Moçambique.
A FGS está ainda presente em diferentes geografias através das iniciativas de Ajuda Humanitária e de Emergência, no âmbito da Rede Xavier. Promovemos campanhas de apoio às vítimas de catástrofes naturais no Paquistão (2004), Haiti (2010), Filipinas (2013) e Nepal (2015).