Encontro de formação “Migrações e Desenvolvimento”

posted in: Arquivo, Eventos | 0

A FGS participou, entre os dias 11 e 13 de janeiro, no Encontro de Formação “Migrações e Desenvolvimento: Comunicar, Influenciar, Transformar”, promovido pela Cáritas Portuguesa, no âmbito do projeto MIND – Migrações. Interligação e Desenvolvimento.

Foram mais de 20 Associações de Migrantes e Organizações para o Desenvolvimento que se juntaram para estabelecer contacto, discutir e trocar conhecimentos e experiências sobre a realidade e o estado das migrações a nível nacional e internacional. Na ordem do dia estiveram temas como a importância do advocacy, da comunicação, da participação política e das parcerias; a necessidade de desconstruir mitos e narrativas a nível sócio-político; e a força da Sociedade Civil no contexto das migrações.

O Encontro serviu ainda para apresentar dois Pactos Globais aprovados na Assembleia Geral das Nações Unidas no passado mês de dezembro: o Pacto Global sobre Refugiados e o Pacto Global para as Migrações Ordenadas, Seguras e Regulares. Motorizados pela ideia de que “os princípios da centralidade da pessoa humana, das suas reais necessidades e do bem comum devem presidir e orientar as políticas internas e externas dos Estados”, estes pactos assentam na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e na Agenda de Adis Abeba.

O Pacto Global para as Migrações Ordenadas, Seguras e Regulares será apresentado a 22 de janeiro de 2019, numa audição pública na Assembleia da República.