Uma rede colaborativa para o desenvolvimento social e económico nas comunidades de Nhangau

O projeto Semear e Cuidar: Impulso ao Desenvolvimento com as comunidades de Nhangau decorre em Moçambique, na Província de Sofala, Distrito e Município da Beira, na zona rural de Nhangau. No âmbito do Desenvolvimento Rural, o projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento social e económico das comunidades de Nhangau. Espera-se, em concreto, melhorar a capacidade de intervenção na resposta aos problemas associados à pobreza nas comunidades de Nhangau, em particular segurança e soberania alimentar e nutricional das comunidades.

Contextualização

Em Moçambique, mais de 50% da população vive abaixo do limiar de pobreza e a insegurança alimentar e nutricional crónica afeta mais de 30% das famílias, o que torna a necessidade de resposta aos problemas associados à pobreza um imperativo. O país ocupa a posição 180/187 do Índice de Desenvolvimento Humano (PNUD, 2015) e o cenário atual de pobreza influencia diretamente o desenvolvimento pessoal dos indivíduos mas também a sua capacidade de desenvolvimento comunitário, reduzindo assim as oportunidades coletivas.

Desde 2009 que a FGS trabalha com as comunidades de Nhangau, um conjunto de pequenas aldeias rurais e piscatórias, em prol do seu desenvolvimento. Tem agilizado atividades nas áreas da educação (apoio à construção e à melhoria de infraestruturas, formação de professores, cursos de alfabetização, etc), do acesso à água potável e das atividades económicas, em parceria com o CISA-Centro de Investigação de Santo Agostinho da Universidade Católica de Moçambique (pólo da Beira) e a ONGD GASNova (através de iniciativas regulares de voluntariado no terreno).

O projeto Semear e Cuidar resulta da estreita articulação entre os vários parceiros e a própria comunidade e propõe-se alargar o trabalho em rede entre atores locais e internacionais.

Contextualização temporal, atividades e resultados

– Gabinete de Apoio Técnico às Associações de Nhangau – GATAN
– Fortalecimento do programa de capacitação em temáticas de gestão e técnicas de produção agrícola
– Produção e cultura de frutos e vegetais autóctones ricos em vitamina A e Ferro
– Programa de intercâmbio de membros das associações de produtores de Nhangau: Partilhar (as) práticas
– Criação conjunta, com a comunidade escolar, de hortas nas escolas
– Sessões temáticas comunitárias nas áreas de intervenção
– Elaboração e aprovação de planos de produção, armazenamento e comercialização para as Associações de Produtores
– Capacitação de agentes locais no terreno
Programa de Formação inicial




– Divulgação dos produtos das Associações de Nhangau
– Preparação e funcionamento de uma banca de venda melhorada
– Visita de formação à Silveira House
– Sessão conjunta de partilha de resultados e planeamento do trabalho futuro

O projeto prevê três principais resultados e uma vasta abrangência dos mesmos:


Promotor – FGS – Fundação Gonçalo da Silveira

Parceiros – CISA – Centro de Investigação Santo Agostinho da Universidade Católica de MoçambiqueGASNova – Grupo de Acção Social (Portugal) , Graal Moçambique – Movimento Graal Moçambique, Núcleo Pabhodzi da Faculdade de Medicina da Universidade Católica de Moçambique, e Silveira House – Jesuit Social Justice and Development Centre (Zimbabué)

Cofinanciamento – Camões – Instituto da Cooperação e da LínguaJesuit Mission Nuremberg e campanha da FGS “Semear é Cuidar”


Saiba mais…