Revista Sinergias 10 já disponível!

O 10º número da Revista Sinergias – Diálogos Educativos para a Transformação Social* já se encontra disponívelEste é o resultado da colaboração com a Revista de Fomento Social, de Espanha, no âmbito do projeto europeu Bridge 47 – Building Global Citizenship.

Este número conjunto é dedicado ao tema Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Agenda 2030: aprendizagens e desafios para a colaboração entre atores” e tenta problematizar possíveis caminhos que possam dar resposta ao estado de crise que vivemos. Não nos referimos apenas à atual situação de pandemia em que nos encontramos, mas aos fatores estruturais que nos discriminam enquanto seres humanos com direitos básicos de existência e que nos separam entre privilegiados e desfavorecidos, “desenvolvidos” e “em desenvolvimento”, viventes e sobreviventes.

O número inclui artigos de Momodou Sallah, João Chantre e Sara Poças, María Martínez Lirola e Gabriela Barbosa selecionados a partir da call conjunta realizada com a Revista de Fomento Social. Estes artigos são complementados, nas outras secções da revista, por práticasdebatesentrevistas e documentos-chave com naturezas diversas e provenientes de distintas geografias que dão corpo a questionamentos sobre o papel da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global no atual contexto de COVID-19, mas também sobre o papel de diferentes atores na construção de respostas aos atuais desafios globais.

A revista está disponível, de forma gratuita, no website do projeto Sinergias ED.

* Revista especializada, com peer-review, desenvolvida no âmbito do projeto Sinergias ED, uma iniciativa conjunta do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) e da Fundação Gonçalo da Silveira (FGS). Mais em www.sinergiased.org


PREFÁCIO

EDITORIAL

ARTIGOS

A scholar-activist’s heretic attempts to “erradicate poverty” from a Southern perspective, through disruptive Global Youth Work
Momodou Sallah

Geografias ED Braga e Pemba – projeto Salama! 
 João Chantre e Sara Poças

Diseño e implementación de actividades enmarcadas en la Educación para la Cuidadanía Global y la Educación para el Desarrollo en la educación superior 
María Martínez Lirola

Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global: da semântica à pragmática: uma integração no discurso pedagógico
Gabriela Barbosa

PRÁTICAS

Knowledge Exchange Partnerships on Global Citizenship Education at Bridge 47 – Building Global Citizenship
Talia Vela-Eiden

A experiência do Sinergias das 2 às 3 e do roteiro de conversas “Do Vime à Cesta”. Uma forma de reflexão e de questionamento coletivo crítico em tempos de pandemia
Beatriz Braga

Activate – sinergias para a capacitação de atores de Desenvolvimento Comunitário, em Glasgow
Mário Montez

Europa no mundo – Por uma Europa Sustentável para todos e todas
Pedro Cruz

MICAR – Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista e as potencialidades das atividades culturais no combate anti-racista
Taísa Oliveira, Teresa Martins, Joana Santos, Pedro Ferreira

DEBATE

Mudanças na Era da Globalização
Luísa Teotónio Pereira

COVID-19 has exposed Neoliberal-Driven “Development”: How Can Development Education Respond?
Stephen McCloskey

Educação e COVID-19! ou por que razão a pandemia evidencia o quão essencial é a Educação para a Cidadania Global!
Get Up and Goals!

Expandiendo el bienestar en las interacciones entre universidad y sociedad. Reflexiones y propuestas de la Red Multibien
Alejandra Boni

ENTREVISTA

Diálogo entre La Salete Coelho, Antonio Sianes y Talia Vela-Eiden – O projeto Bridge 47

Entrevista a Carla Malafaia – Ativismo Climático em Portugal

ENTREVISTA

Global Citizenship Education (GCE) for Unknown Futures – Mapping Past and Current Experiments and Debates

Referencial de Educação para o Desenvolvimento nas Instituições de Ensino Superior: reflexões e experiências

Coolbox – jogos para a igualdade de género e a não-violência

Reflexo – ferramenta pedagógica para uma nova relação entre a escola e as comunidades ciganas

Materiais Lúdico-Pedagógicos sobre Desenvolvimento Local

RESUMO DE TESES

A revista digital Sinergias – Diálogos educativos para a transformação social é uma revista de cariz científico especializada, com peer-review, que se pretende constituir enquanto plataforma internacional de discussão e reflexão concetual, metodológica e sobre a prática no campo da Educação para o Desenvolvimento/ Educação para a Cidadania Global/ Educação Global, servindo de veículo de produção e partilha do conhecimento nesta área. 

Informação para a submissão de artigos: http://www.sinergiased.org/index.php/revista/calls