O 10º número da Revista Sinergias – Diálogos Educativos para a Transformação Social* já se encontra disponível. Este é o resultado da colaboração com a Revista de Fomento Social, de Espanha, no âmbito do projeto europeu Bridge 47 – Building Global Citizenship.
Este número conjunto é dedicado ao tema “Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Agenda 2030: aprendizagens e desafios para a colaboração entre atores” e tenta problematizar possíveis caminhos que possam dar resposta ao estado de crise que vivemos. Não nos referimos apenas à atual situação de pandemia em que nos encontramos, mas aos fatores estruturais que nos discriminam enquanto seres humanos com direitos básicos de existência e que nos separam entre privilegiados e desfavorecidos, “desenvolvidos” e “em desenvolvimento”, viventes e sobreviventes.
O número inclui artigos de Momodou Sallah, João Chantre e Sara Poças, María Martínez Lirola e Gabriela Barbosa selecionados a partir da call conjunta realizada com a Revista de Fomento Social. Estes artigos são complementados, nas outras secções da revista, por práticas, debates, entrevistas e documentos-chave com naturezas diversas e provenientes de distintas geografias que dão corpo a questionamentos sobre o papel da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global no atual contexto de COVID-19, mas também sobre o papel de diferentes atores na construção de respostas aos atuais desafios globais.
A revista está disponível, de forma gratuita, no website do projeto Sinergias ED.
* Revista especializada, com peer-review, desenvolvida no âmbito do projeto Sinergias ED, uma iniciativa conjunta do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) e da Fundação Gonçalo da Silveira (FGS). Mais em www.sinergiased.org
PREFÁCIO
EDITORIAL
ARTIGOS
Geografias ED Braga e Pemba – projeto Salama!
João Chantre e Sara Poças
Diseño e implementación de actividades enmarcadas en la Educación para la Cuidadanía Global y la Educación para el Desarrollo en la educación superior
María Martínez Lirola
Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global: da semântica à pragmática: uma integração no discurso pedagógico
Gabriela Barbosa
PRÁTICAS
Knowledge Exchange Partnerships on Global Citizenship Education at Bridge 47 – Building Global Citizenship
Talia Vela-Eiden
Activate – sinergias para a capacitação de atores de Desenvolvimento Comunitário, em Glasgow
Mário Montez
Europa no mundo – Por uma Europa Sustentável para todos e todas
Pedro Cruz
MICAR – Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista e as potencialidades das atividades culturais no combate anti-racista
Taísa Oliveira, Teresa Martins, Joana Santos, Pedro Ferreira
DEBATE
Mudanças na Era da Globalização
Luísa Teotónio Pereira
COVID-19 has exposed Neoliberal-Driven “Development”: How Can Development Education Respond?
Stephen McCloskey
Educação e COVID-19! ou por que razão a pandemia evidencia o quão essencial é a Educação para a Cidadania Global!
Get Up and Goals!
Expandiendo el bienestar en las interacciones entre universidad y sociedad. Reflexiones y propuestas de la Red Multibien
Alejandra Boni
ENTREVISTA
Diálogo entre La Salete Coelho, Antonio Sianes y Talia Vela-Eiden – O projeto Bridge 47
Entrevista a Carla Malafaia – Ativismo Climático em Portugal
ENTREVISTA
Coolbox – jogos para a igualdade de género e a não-violência
Reflexo – ferramenta pedagógica para uma nova relação entre a escola e as comunidades ciganas
Materiais Lúdico-Pedagógicos sobre Desenvolvimento Local
RESUMO DE TESES
A revista digital Sinergias – Diálogos educativos para a transformação social é uma revista de cariz científico especializada, com peer-review, que se pretende constituir enquanto plataforma internacional de discussão e reflexão concetual, metodológica e sobre a prática no campo da Educação para o Desenvolvimento/ Educação para a Cidadania Global/ Educação Global, servindo de veículo de produção e partilha do conhecimento nesta área.
Informação para a submissão de artigos: http://www.sinergiased.org/index.php/revista/calls