1 de abril de 2020 – a FGS faz 16 anos


A 1 de abril de 2004, a Companhia de Jesus fundou, oficialmente, a Fundação Gonçalo da Silveira com o propósito de “promover o crescimento pessoal, cultural e educativo, sobretudo dos sectores mais desfavorecidos da sociedade civil, actuando em favor do desenvolvimento humano e cultural, nos seus aspectos mais amplos, em defesa dos direitos humanos, mediante a realização de todo o género de acções e actividades, e através da criação de serviços que conduzam ao mesmo fim.”

Hoje, 16 anos mais tarde, seguimos em frente, trabalhando em prol da Transformação Social e do Bem Comum. Crescemos, em constante contacto e colaboração com o Outro, com a missão de combater as desigualdades e as injustiças sociais através da construção de uma Cidadania Global que promova o bem comum e que contribua para a mudança de situações geradoras de pobreza a nível local e global.  Fazemo-lo, sobretudo, através da promoção de processos educativos que alertem todas as pessoas envolvidas e abrangidas para os problemas estruturais que nos rodeiam, e incentivem um olhar global sobre o Mundo e sobre a Vida.

E é este o nosso propósito: que todas as pessoas se tornem conscientes das desigualdades sociais e participem na construção de um mundo mais justo, equitativo e sustentável.

Ao longo do último ano, pedimos a amigos(as), parceiros(as) e membros da equipa que nos dissessem qual o significado da FGS para si e como é que os e as marcou neste caminho, construído lado a lado. Abaixo, os 17 testemunhos reunidos: