Sara Borges

Equipa FGS e EDxperimentar

Lembra-se do seu tempo de escola?

Da sua professora ou professor favorito?

De um daqueles momentos em que se apercebeu que uma história, uma matéria, um exercício, se transformou em algo que gostava e passou a fazer parte do que sabia e compreendia sobre o mundo?

Lembra-se de algum valor de cidadania que tenha aprendido na escola?

Na FGS | Fundação Gonçalo da Silveira trabalhamos diariamente pela construção de uma sociedade mais justa, equitativa, democrática e sustentável, através de uma educação em valores comprometida com o mundo à nossa volta. E sabemos que a escola é um espaço fundamental para esta educação. Assim, trabalhamos com comunidades educativas de diferentes escolas do país no sentido de educar em e para valores promotores de uma cidadania global.

Valores como a empatia, o respeito pela diferença, a solidariedade, a sustentabilidade, a interculturalidade, a democracia, a participação, a equidade ou a não-violência aprendem-se, não tanto pela compreensão do seu significado implícito e explícito, mas antes pela sua experiência e vivência a cada dia. Se queremos uma sociedade menos polarizada, mais produtora de respostas aos desafios ambientais, construtora de equidade e de oportunidades de desenvolvimento e bem-estar para todas as pessoas, temos que conseguir que cada escola, cada bairro, cada comunidade, vila e cidade, sejam espaços de vivência e aprendizagem destes valores.

Através do Projeto EDxperimentar, estamos a colaborar com 7 escolas nos concelhos da Covilhã, Ourém, Faro e Lisboa. Por um lado, estamos a levar a cabo processos de capacitação do corpo docente e do pessoal não-docente sobre temas na área da Cidadania Global. Estes processos, além de momentos formativos, incluem a co-construção com docentes de itinerários pedagógicos que são aplicados em sala de aula, na componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento ou em disciplinas do 2º e 3º ciclos, ensino secundário ou mesmo do ensino técnico-profissional. De forma complementar, dinamizamos a cada ano, na Quinta da Casa Velha, em Ourém, uma atividade de intercâmbio entre jovens das diversas escolas

No ano letivo anterior, conseguimos chegar a mais de 920 crianças e jovens e 210 professoras e professores. Para este ano letivo, queremos chegar a mais escolas, trabalhar com mais estudantes e envolver ainda mais membros das comunidades educativas das escolas. Mas só o conseguiremos fazer com o seu apoio e colaboração.

Temos neste momento a decorrer uma campanha de angariação de fundos para este projeto. Ainda nos faltam angariar 4.700,00 €, mas sabemos que com a sua ajuda poderemos chegar mais longe.

Por isso, vimos apelar à sua contribuição. Explore a nossa página da campanha aqui.

Junte-se às várias comunidades educativas com que trabalhamos e que acreditam numa Escola que transforma, que é colaborativa, solidária, equitativa e justa.

loading