Entre 6 e 7 de julho de 2023, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, irá realizar-se o encontro internacional “Educação, Transformação Social e Cidadania Global: debates, caminhos e sentidos do político. Numa iniciativa conjunta do projeto Sinergias ED e do CIIE, no âmbito da Cátedra Educação para a Cidadania/Global, em parceria com a Rede Inducar, este evento insere-se no âmbito dos Encontros Internacionais “Sinergias para a Transformação Social”, que se realizam desde 2016.

O contexto atual interpela-nos na procura de um olhar renovado sobre o mundo e as suas realidades sociais, ambientais, políticas e educacionais. Um olhar que nos desinstale e coloque numa lógica aprendente e dialógica face ao mundo e às suas tensões e que nos inspire na construção de uma praxis educativa que concilie educação, transformação social e cidadania global.

A última década trouxe consigo um reforço de agendas e estratégias políticas de âmbito nacional e internacional que reforçaram a relevância de diversas Educações para, nomeadamente da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, a Sustentabilidade, a Paz, o Ambiente, os Direitos Humanos, a Interculturalidade, a Igualdade de Género, a Transformação Social.

Desinstalando o presente para construir o futuro, este encontro pretende ser um espaço promotor de diálogo e reflexão sobre o político a partir de diferentes debates, caminhos e sentidos coletivos desta dimensão política da educação e da transformação do nosso mundo.

Estando aberto a diferentes atores da academia, sociedade civil e entidades governamentais, o encontro pretende juntar profissionais, investigadores/as, professores/as, educadores/as, artistas ou coletivos que trabalhem problemáticas ligadas à dimensão política e às políticas da Educação, da Transformação Social e da construção de uma Cidadania Global, como fundamentais para sociedades mais justas, equitativas, democráticas e sustentáveis.

Assume-se como elemento central do encontro, a valorização da diversidade de conhecimentos – tradicional, local, técnico, artístico, científico – e de formas de os construir e partilhar que possam ir além da expressão escrita e convocar outras linguagens e expressões, bem como distintas modalidades de partilha de conhecimento.

O encontro decorrerá em português, com momentos de trabalho em inglês e/ou espanhol.

loading