Na manhã de 6 de fevereiro, deste ano, um terramoto de magnitude 7,8 graus atingiu o sul da Turquia, perto da fronteira norte da Síria. No final do mesmo dia, ocorreu outro terramoto significativo, afetando em grande parte as mesmas áreas, com novas réplicas sentidas ao longo dos dias seguintes. A 10 de fevereiro, o número de mortos ultrapassou os 21.000, com mais de 3.700 pessoas que se acredita terem morrido na Síria. 

Rede Xavier, da qual a FGS | Fundação Gonçalo da Silveira é membro fundador, imediatamente deu o seu apoio ao JRS – Serviço Jesuíta aos Refugiados – Síria, que se encontra no terreno e consegue ajudar diretamente a população de Alepo. Esta rede internacional através de várias organizações (espalhadas por todo o globo), conseguiu angariar perto de 2 milhões de euros, para ajudar a população afetada por esta calamidade. Da nossa parte, a FGS contribuiu, para este total angariado, com 59 125.68 euros.

Agora, 6 meses depois dos dois terramotos (que acompanhamos com imagens nos meios de comunicação), graças à solidariedade de centenas de pessoas de todo o mundo, a população afetada pelo terramoto continua a ser apoiada sendo a Rede Xavier, a promotora de um projeto que se organiza através de 2 fases (fevereiro 2023 até meados de 2025).

1ª fase – 20% do total dos fundos direcionados para necessidades mais urgentes da população: alimentos (a mais de 12.000 pessoas), roupas quentes de inverno (a mais de 2.250), serviços de saúde (a mais de 4.400) e primeiros socorros em matéria de saúde mental (a mais de 3.600).

2ª fase – 80% dos fundos canalizados para garantir que cerca de 4,1 milhões de alunos e professores afetados pelo terramoto e mais de 1800 escolas em Alepo, Hama, Homs, Idleb, Lattakia e Tartous voltem a ter condições para receber alunos. Com o apoio dos fundos da Rede Xavier, daremos a mais de 6.000 crianças a oportunidade de continuar a sua educação. Será também desenvolvido um trabalho, com mais de 2.500 membros da comunidade, de reforço da coesão social e procura de melhoria do bem-estar emocional da população. Serão dinamizados workshops para a criação de ferramentas que potenciem a criação de espaços seguros, gestão de conflitos de forma pacifica e desenvolvimento de competências que identifiquem e erradiquem situações que levam a ciclos de violência.

Muito obrigada por fazer parte deste movimento de mudança. 

Saiba mais, aqui.