No seguimento de uma colaboração que data já de 2007, o projeto é realizado em conjunto pelo CIDAC e pela Fundação Gonçalo da Silveira, assumindo o primeiro a sua coordenação e nele estão implicados as e os educadoras/es que são participantes ativos da Rede de Educação para a Cidadania Global (Rede ECG).

O principal objetivo deste projeto é potenciar e congregar capacidades no meio escolar, motivando atores educativos para enfrentar os desafios do nosso tempo com base em valores e princípios de Educação para a Cidadania Global. O processo começou em 2012 com a criação da Rede de Educação para a Cidadania Global, cujo Referencial está disponível online.
O novo projeto visa fortalecer o processo de co-construção desta rede durante os seus dois primeiros anos de vida, ao mesmo tempo que pretende criar condições para impulsionar a sua posterior autonomia.

Porquê?

Num mundo em grande transformação, com horizontes muito incertos, o que se sabe e sente é que as desigualdades estão a aumentar – do local ao continental e que o atual modelo de desenvolvimento não é justo, nem é sustentável. Mas nem tudo é mau. Há que realçar o crescente o número de pessoas e organizações que querem contribuir para a mudança das nossas sociedades e do mundo. Entre elas estão muitos docentes de todos os ramos e graus de ensino, interpelados pela responsabilidade do seu papel de educadores/as das novas gerações. A constituição de uma Rede de Educação para a Cidadania Global surge como um meio de dar corpo a estas necessidades e desejos, realizada de modo cooperativo entre vários atores.

Atividades programadas

  1. Organização de oficinas temáticas e metodológicas;
  2. Apoio a grupos de trabalho temáticos;
  3. Dinamização do funcionamento do Banco de Recursos de ECG e da Biblioteca Básica do Desenvolvimento;
  4. Dinamização da comunicação da Rede ECG com o meio envolvente;
  5. Apoio a dinâmicas locais de ECG em escolas e agrupamentos escolares, a partir de necessidades sentidas e diagnosticadas pelos atores educativos;
  6. Organização de oficinas de partilha de experiências educativas no âmbito da ECG;
  7. Organização de Encontro anual, nacional, de educadores ativos e interessados na ECG.

O apoio financeiro é assegurado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Mais informações