Temos como visão um mundo mais justo e humano, onde todos vivam dignamente em liberdade e equidade, em harmonia e respeito pela Natureza.

Somos a FGS | Fundação Gonçalo da Silveira, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) convicta de que o mundo precisa de transformação e de equilíbrio. Desenvolvemos projetos nas áreas da Cidadania Global, Desenvolvimento, Ecologia Integral e Direito à Educação de Qualidade. Pontualmente, colaboramos também em iniciativas de Emergência Humanitária através das nossas redes internacionais. Trabalhamos com escolas e comunidades edcativas, Organizações da Sociedade Civil, Instituições do Ensino Superior, comunidades locais e Instituições Governamentais.

Fundada no dia 1 de abril de 2004 pela Província Portuguesa da Companhia de Jesus (Jesuítas), a Fundação Gonçalo da Silveira é reconhecida como Instituição de Utilidade Pública.

Combater as desigualdades e as injustiças sociais através da construção de uma Cidadania Global que promova o bem comum e que contribua para a mudança de situações geradoras de pobreza a nível local e global.

Cidadania Global 

Colaboração e Aprendizagem 

Ecologia Integral 

Transformação e Justiça Social 

Ser e agir com quem nos rodeia, nos acompanha e nos inspira, respondendo de forma colaborativa e com sentido de urgência aos desafios que colocam em causa o bem comum, a justiça social e a harmonia na relação com a Natureza.  

Refletir criticamente, aprofundar e disseminar conhecimentos e práticas na área da Transformação e Justiça Social, em prol duma participação sociopolítica que promova o bem-estar de comunidades e desconstrua narrativas geradoras de injustiça social. 

Promover processos de co-aprendizagem e diálogo entre pessoas, comunidades e instituições para a justiça e transformação social. 

Ligar e mobilizar pessoas, comunidades e instituições para um sentido de Cidadania Global que fortaleça uma participação ativa na sociedade. 

Colaborar no diálogo e reflexão crítica sobre as causas estruturais das injustiças sociais a nível local e global.