Moçambique, Lichinga / Imagem por Francisco Azevedo Coutinho

Pretendemos um mundo mais justo e humano, onde todos vivam dignamente em liberdade e equidade, em harmonia e respeito pela natureza.

 

Somos a Fundação Gonçalo da Silveira, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) convicta de que o mundo precisa de transformação e de equilíbrio. Desenvolvemos projetos nas áreas da Cidadania Global, Desenvolvimento, Ecologia Integral e Direito à Educação de Qualidade. Pontualmente, colaboramos também em iniciativas de Emergência Humanitária através das nossas redes internacionais.

Fundada em 2004 pela Província Portuguesa da Companhia de Jesus (Jesuítas), a Fundação Gonçalo da Silveira é reconhecida como Instituição de Utilidade Pública.

 

A nossa missão

Combater as desigualdades e as injustiças sociais através da construção de uma Cidadania Global que promova o bem comum e que contribua para a mudança de situações geradoras de pobreza a nível local e global.

 

Os nossos objetivos

  • Responder de forma colaborativa e com sentido de urgência aos desafios que colocam em causa o bem comum, a coesão social e a harmonia na relação entre o Homem e a Natureza
  • Capacitar pessoas e comunidades para a compreensão das questões globais que levem à mudança social
  • Motivar pessoas e comunidades para o sentido de Cidadania Global criando oportunidades para terem um papel mais ativo na sociedade
  • Participar no diálogo e reflexão sobre as causas estruturais da pobreza a nível local e global