São vários os convites à reflexão e à ação que, a cada ano letivo, dirigimos aos professores e outros educadores no âmbito da Educação para a Cidadania Global (ECG). A newsletter M=Igual?, digital e gratuita, é o canal de comunicação com que divulgamos recursos e atividades pedagógicas variadas que permitem saber mais sobre ECG e sobre como aplicá-la em sala de aula.
Para inspirar um regresso à Escola mais comprometido com a cidadania e as questões globais, partilhamos algumas das atividades desenvolvidas no ano letivo 2015/2016:
Teia da Inclusão na Escola EB1/JI Fernando de Bulhões (Loures)
No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, as crianças da EB1/JI Fernando de Bulhões realizaram uma chuva de ideias sobre o tema, que culminou com a construção de uma “teia da inclusão” com mensagens, que envolveu toda a escola (Jardim de Infância e 1.º ciclo).
Vejam mais aqui!
Escolher para Acolher no Instituto Nun’Alvres do Colégio das Caldinhas (Santo Tirso)
No âmbito do plano de ação do Instituto Nun’Alvres do Colégio das Caldinhas e do tema “Contrastes de Desenvolvimento” da disciplina de Geografia (9.ºano), os alunos desenvolveram trabalhos teóricos e práticos sob o mote “Vemos, ouvimos e lemos não podemos ignorar” (Sophia de Mello Breyner Andresen), onde procuraram sensibilizar para a participação na resolução do problema global: o acolhimento de refugiados. Os trabalhos estão disponíveis aqui. Podem também consultar os recursos pedagógicos que a Biblioteca reuniu no seu blogue, para apoiar a investigação sobre o tema, aqui.
Direitos Humanos na Escola Secundária Fernando Lopes Graça (Parede)
A Escola Secundária Fernando Lopes Graça trabalhou o tema dos Direitos Humanos através de um projeto que reuniu três momentos-chave. No primeiro, os alunos trabalharam os conteúdos relacionados com o tema em contexto de sala de aula; no segundo, produziram materiais (cartazes, apresentações, esculturas, filmes, teatros, etc.); e no terceiro momento, no âmbito da Semana dos Direitos Humanos, em Dezembro, realizaram atividades para apresentar os trabalhos à comunidade e foram também convidadas ONG para dinamizar sessões sobre o tema, momento em que a Fundação Gonçalo da Silveira também esteve presente.
Segundo a Prof.ª Maria da Purificação Morais, coordenadora do projeto, este “tem como principais objetivos promover a participação cívica de toda a comunidade educativa, desenvolver a consciência crítica e aprofundar o conhecimento da realidade. Pretende envolver toda a comunidade educativa ao longo do ano”.
Integrada no projeto anterior, os alunos da turma A do 11.º ano de Ciências construíram uma árvore de desejos na disciplina de Filosofia “a partir de uma pesquisa dos casos selecionados, este ano, pela Amnistia [Internacional]. Foi feito um registo em fotografia com ardósias de forma a criar desejos como se fossem enfeites da árvore. Nasceu do impulso de dar as mãos à causa das ONG na comemoração do dia dos direitos Humanos”, refere a Prof.ª Ana Gonçalves.
Imagens recolhidas na página de Facebook da Escola Secundária Fernando Lopes – Graça
Dia Internacional da Mulher na Escola EB1/JI Fernando de Bulhões (Loures)
Na Escola EB1/JI Fernando de Bulhões, o Dia da Mulher foi assinalado através da construção de telas que refletiram a importância reconhecida de algumas mulheres que se destacaram em diferentes áreas. As crianças desenharam, pintaram e escreveram para melhor conhecerem as personagens que lhes foram atribuídas. Vejam mais aqui sobre a forma como a Escola celebrou este dia!
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