Através de uma analogia em que o mar a navegar é a Educação para a Cidadania Global (ECG) e o barco é o recurso pedagógico “Global Schools – propostas de integração curricular da Educação para o Desenvolvimento e Educação para a Cidadania Global no 1º e 2º CEB“, educadoras e professoras de escolas do concelho do Seixal imergiram numa formação orientada pela FGS sobre ECG, no âmbito do projeto “Povos, Culturas e Pontes”, promovido pela Câmara Municipal do Seixal, com cofinanciamento Por2020.
As primeiras duas sessões, realizadas nos dias 20 e 27 de novembro, tiveram como objetivo principal apresentar e enquadrar o recurso “Global Schools” e motivar as participantes para o explorarem e implementarem atividades de ECG em contexto escolar. A partir deste processo, para além dos impactos positivos que se esperam gerar nas escolas envolvidas, pretende-se refletir e aprender sobre as oportunidades e desafios que a ECG coloca enquanto processo educativo transformador.
A FGS acompanhará a fase de implementação das atividades, que decorrerá até fevereiro de 2020, realizando-se uma sessão final de partilha e reflexão a partir das várias experiências educativas no início de março do próximo ano.