A equipa portuguesa do projeto Global Schools: Aprender a (con)viver, da qual a FGS faz parte em conjunto com o Graal e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), lançou o manual Global Schools. Propostas de integração curricular da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global no 1.º e 2.º CEB.
Este novo manual apresenta um conjunto de propostas didáticas para responder aos desafios que se colocam aos e às educadoras quando pretendem abordar temas de Educação para o Desenvolvimento (ED) e de Educação para a Cidadania Global (ECG) na educação formal, com turmas do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. Está pensado numa perspetiva de integração dos objetivos de ED/CG nos currículos, procurando evidenciar-se como estas temáticas se podem articular naturalmente com diferentes áreas de saber, dando origem a uma prática educativa orientada para a formação de cidadãos e cidadãs globais.
O recurso tem por base o Referencial de Educação para o Desenvolvimento – educação pré-escolar, ensino básico e ensino secundário, aprovado em agosto de 2016 e editado pelo Ministério da Educação, e é composto por 9 propostas didáticas que contemplam as seguintes áreas disciplinares do 1.º CEB: Português, Matemática e Estudo do Meio; e do 2.º CEB: Português, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências Naturais.
Foi elaborado colaborativamente entre docentes da ESE-IPVC e técnicos da FGS e do Graal.
Esperamos que sirva de inspiração a todos/as os/as docentes que desejem enriquecer a sua prática pedagógica através da integração dos objetivos de ED/CG nos currículos.
O manual encontra-se disponível online aqui.