Partindo do percurso realizado e de questões identificadas durante o projeto Re/ACT, o CLIP – Recursos e Desenvolvimento, a FGS | Fundação Gonçalo da Silveira, a Fundação Aga Khan, a Universidade Católica Portuguesa e o ISCTE-IUL promovem o projeto LINK – Gerador de Mudança. Com atuação direta na zona da Alta de Lisboa (Lisboa), pretende promover a cidadania numa lógica colaborativa, através do envolvimento da comunidade local e escolar 

O projeto põe em diálogo a comunidade educativa com as organizações da sociedade civil da Alta de Lisboa, tendo como objetivo fortalecer a escola como espaço de vivências e aprendizagem de cidadania democrática e participativa e reconhecendo as crianças enquanto agentes de mudança e de desenvolvimento comunitário. 

 

  • Fortalecer o papel da escola enquanto espaço de vivências e aprendizagem de cidadania democrática e participativa que potencie o reconhecimento das crianças enquanto agentes de mudança e de desenvolvimento comunitário, através do foco nas relações com as associações locais.
  • Promover aprendizagens coletivas sobre cidadania, participação e democracia, a partir das experiências e vivências do projeto, que culminem na criação de um do documento inspirador e orientador (Guia de práticas).
  • Integrar a valorização das associações locais, enquanto espaços de vivência de uma cidadania participativa e democrática, nas práticas educativas.
  • Capacitar e treinar competências de promoção de uma cidadania ativa e criativa mas crianças, empoderando-as para serem agentes ativos na escola e na comunidade.
  • Pensar a Educação para a Cidadania: encontros temáticos sobre cidadania, participação e democracia.
  • Guia de práticas: com base na sistematização dos processos ao longo do projeto.
  • Intercâmbio entre a escola e organizações.
  • Vamos intervir: concurso de Projetos de Inovação Comunitária (PIC) em que as crianças participantes identificam um problema na escola, criam um plano de ação para o solucionar e implementam-no.
  • Vamos trabalhar juntos: criação de um coletivo de alunos na escola, professores, monitores e dirigentes associativos para representar os alunos, pensar em atividades e, no futuro, implementar a metodologia PIC na escola.
  • Vamos mostrar o que fizemos: evento final para mostrar os resultados.
  • Escola Primária do Agrupamento de Escolas Pintor Almada Negreiros – 120 crianças e 12 atores da comunidade educativa.
  • 8 técnicos e dirigentes associativos locais.

O projeto tem duração prevista até dezembro de 2021. É promovido pelo CLIP – Recursos e Desenvolvimento, FGS | Fundação Gonçalo da Silveira, Fundação Aga Khan, Universidade Católica Portuguesa e o ISCTE-IUL; e financiado pela Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito do regulamento de atribuição de apoio do Município de Lisboa (RAAML).