Entre novembro de 2020 e abril de 2021, o projeto EDxperimentar: Laboratórios de Cidadania Global e Desenvolvimento em Meio Escolar levou a cabo três Oficinas de Formação, destinadas a docentes do Ensino Básico e Secundário e outro pessoal das comunidades educativas, dos agrupamentos e escolas dos três diferentes territórios onde o projeto atua: Covilhã, Faro e Ourém.
A formação “Experimentar caminhos de Cidadania a partir da escola” pretendeu ser um espaço de aprendizagem individual e coletiva, de âmbito experimental, sobre temáticas, metodologias e abordagens da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global (ED/ECG). Tendo como ponto de partida do processo formativo a experiência de cada participante e os projetos em que participa, foram idealizadas novas práticas de trabalho autónomo que podem ser implementadas na área de Cidadania e Desenvolvimento ou em projetos de âmbito transversal à escola.
No total, 35 docentes de 16 escolas participaram nas oficinas, que se transformaram-se em espaços de reflexão e discussão com e entre todas as pessoas participantes, promovendo conversas necessárias sobre a área Curricular de Cidadania e Desenvolvimento e sobre como a própria escola pode ser, em si mesma, uma fonte de aprendizagens significativas de cidadania. Seguindo uma lógica de horizontalidade na relação educativa com todas as pessoas envolvidas, assumindo que tanto a equipa de formação como participantes são aprendentes, surgiram valiosas aprendizagens e reflexões que serão integradas ao longo do restante caminho do projeto.
3 abordagens principais
A formação estruturou-se à volta de 3 abordagens educativas importantes quando se abordam as questões da Educação para a Cidadania: a Abordagem whole-school, o ciclo da aprendizagem experiencial e a lente da ED/ECG.
Momentos de diálogo e reflexão
As Oficinas de Formação permitiram espaços e tempos de partilha de experiências, dúvidas, desafios e preocupações vividas em contexto escolar, principalmente em torno da aprendizagem e vivência de Cidadania. As e os participantes reconheceram a necessidade de momentos para se estar e refletir em coletivo sobre a escola e as diferentes abordagens à questão da Cidadania, pois estes momentos são escassos em contexto escolar.
Pensar a avaliação em contextos de Cidadania e Desenvolvimento
Pensar a sua própria avaliação de forma coerente com as abordagens apresentadas, era parte do processo formativo para os e as participantes. O que começou por ser uma tarefa assíncrona, tornou-se numa discussão a uma escala mais alargada, onde se refletiu sobre o papel da avaliação em áreas como a Cidadania, que implicam a transformação de capacidades, atitudes, valores e conhecimentos.
Plano Coletivo de Cidadania e Desenvolvimento
O processo formativo culminou na apresentação de variados Planos Coletivos de Cidadania e Desenvolvimento, construídos pelas/os docentes em grupos de trabalho colaborativo. Sendo bastante diversificados entre si, todos os Planos tinham como peça central a importância de uma escola integrada, onde a Cidadania é transversal e transdisciplinar. Do processo de desenho, construção e, em alguns casos, implementação do Plano, surgiram novas perspetivas, ferramentas, ideias e até respostas para cada contexto, único e diverso.
O caminho pela frente
As Oficinas de Formação terminaram em abril, mas as aprendizagens continuaram. Os e as docentes envolvidos começaram, com o regresso às aulas em regime presencial, a implementar ou a preparar a implementação no próximo ano letivo, de alguns dos Planos idealizados com o apoio da equipa do projeto EDxperimentar através de Laboratórios. A partir dos vários materiais criados durante a formação, será também criado um recurso pedagógico que ajudará as escolas a pensar anualmente a construção dos seus Planos para a área de Cidadania e Desenvolvimento.
Continue a acompanhar as atividades do projeto EDxperimentar em www.edxperimentar.fgs.org.pt