Entre janeiro e julho de 2021, o projeto EDxperimentar, que é financiado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, contou também com o apoio do Mecanismo de Subgranting do Projeto Presidência “Por uma Europa aberta, justa e sustentável no mundo”. E foram 7 meses com muito para contar.
Em janeiro, o projeto arrancou com os primeiros encontros de Incidência Política com várias Organizações da Sociedade Civil, que promoveram reflexão e discussão em torno da vivência e aprendizagem de Cidadania na escola. No total, neste período de 6 meses, foram realizados 13 encontros bilaterais, 1 encontro coletivo e 4 sessões de trabalho (presenciais e online) com as várias organizações envolvidas.
A partir destes encontros nasceu também o PODxperimentar, o podcast do projeto que abordará a questão da Educação e da Cidadania nas escolas. O primeiro episódio do PODxperimentar será lançado no dia 5 de outubro, Dia Mundial do Professor e da Professora, mas pode já ficar a conhecer o teaser aqui.
Foi também durante este período que começaram a ser dinamizados os Laboratórios EDxperimentar nos 3 concelhos onde o projeto decorre. Na Covilhã, em torno do fortalecimento do trabalho colaborativo entre escolas e com organizações locais; em Ourém, com o tema da Sustentabilidade e Ecoliteracia com o envolvimento de jovens; e em Faro, com uma forte aposta na arte e cultura e na sua ligação à Cidadania.
Para potenciar o trabalho a realizar no próximo ano nos Laboratórios EDxperimentar, foi também criado um Recurso Pedagógico, que inclui 3 vídeos sobre as abordagens educativas que estão na base do trabalho em Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global. Este recurso será apresentado e experimentado nos vários Laboratórios agora com o arranque do ano letivo de 2021-2022.
Foram cerca de 200 dias, com mais de 30 atividades realizadas e cerca de 550 pessoas alcançadas, entre elas, docentes, estudantes, membros das direções de escolas associadas ao projeto e ainda pessoal técnico de Organizações da Sociedade Civil.
Mas acima de tudo, foram 200 dias que potenciaram aprendizagens e o desenvolvimento de relações colaborativas entre docentes, estudantes, escolas e OSC.
Estamos a postos para mais um ano de trabalho!
Para continuar a seguir o trabalho do projeto EDxperimentar, visite o site do projeto, aqui.