Crise no Líbano

Desde 23 de setembro que o Líbano vive uma situação muito complicada devido aos bombardeamentos em cidades como Saida, Nabatieh, Valle de Bekaa e em alguns bairros de Beirut, dirigidos por Israel

Este conflito, até ao momento,  terá já “roubado” mais de 1640 vidas, incluindo a de mais de 100 crianças. Além disso, temos, neste momento, cerca de 201 mil pessoas desalojadas, porque precisaram de fugir para zonas do país consideradas mais seguras. 

A FGS | Fundação Gonçalo da Silveira, está a acompanhar esta situação através da Rede Xavier, uma parceria internacional de missão e desenvolvimento entre organizações Jesuítas que trabalham em prol da Justiça Social. A organização  jesuíta no terreno, é o Serviço Jesuíta para os Refugiados (JRS), que já começou a distribuir produtos de higiene básicos e alimentos à população mais afetada. 

Apesar de, por motivos de segurança, muitos trabalhadores do JRS Líbano tenham saído do país, está a ser garantida, perto dos centros do JRS Líbano, o acompanhamento de pessoas que se encontram numa situação muito vulnerável. 

A situação vivida nesta região é grave e urgente. Saiba mais aqui.