Neste artigo, propomos um percurso pelo projeto Escolas Transformadoras: Contributos para uma Mudança Social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (ED/ECG) na Escola, através das suas ferramentas, propostas e vídeos.
Nem sempre é fácil integrar e reforçar aprendizagens, competências e práticas de ED/ECG nas escolas. O projeto Escolas Transformadoras propõe vários passos e ferramentas que podem ser utilizadas, separadamente ou como um todo, e adaptadas a cada escola. Conheça e explore os vários recursos AQUI.
O que pode ser a escola? É possível inventar os próprios brinquedos e aprendizagens? Qual o papel da educação crítica? Estas e outras perguntas no documentário “Quando sinto que já sei” produzido pelo Vekante Educação e Cultura. Veja o documentário completo e deixe-se interpelar por modelos alternativos de escola AQUI.
O projeto deixa-nos também um conjunto de reflexões em palavras, sons e ações com artigos colaborativos, vídeos feitos pelas Escolas de Ensino Superior e ainda testemunhos de pessoas ligadas ao projeto sobre as suas diferentes dimensões. Desde artigos colaborativos, a reflexões audiovisuais das pessoas que participaram no projeto, veja, reflita e aprofunde AQUI.
O projeto Escolas Transformadoras foi promovido, entre 2018 e 2020, entre a FGS | Fundação Gonçalo da Silveira, o Instituto Politécnico de Beja, o Instituto Politécnico de Santarém – Escola Superior de Educação, e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Escola Superior de Educação. Foi cofinanciado pelo Camões I.P. e pelas IES envolvidas.