Uma Educação transformadora, emancipadora e para a vida. Foi desta forma que Oscar Jara abordou o tema escolhido para esta Conferência, a “Educação para a Cidadania Global: reflexões a partir da experiência da América Latina”.
A convite da Fundação Gonçalo da Silveira e do CIDAC, o educador popular e sociólogo partilhou as suas interrogações e propostas no âmbito da Educação para a Cidadania Global (ECG) a partir do conhecimento e da vivência das sociedades latino-americanas.
Numa sessão que teve lugar a 8 de julho, no Centro de Estudos Sociais (CES), em Lisboa, Oscar Jara falou de mudanças, de ameaças, das expectativas do continente e do mundo e, nesse contexto, do papel dos processos educativos como processos ético, políticos, culturais, pedagógicos e estéticos. A iniciativa contou com cerca de 50 participantes.
Oscar Jara é educador popular e sociólogo peruano e costa-riquenho, Diretor do Centro de Estudos e Publicações Alforja (Costa Rica) e Presidente do Conselho de Educação Popular da América Latina e das Caraíbas (CEAAL). Trabalhou em programas de educação popular em todos os países da América Latina e noutros continentes e escreveu vários livros e artigos sobre transformação social, educação, metodologia e participação social.
Veja a notícia completa aqui.
Esta iniciativa foi promovida no âmbito do projeto Desafios Globais, desenvolvido pelo CIDAC e pela Fundação Gonçalo da Silveira e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.