Os Laboratórios de Cidadania Global e Desenvolvimento da Covilhã tiveram início no dia 20 de maio com um encontro de partilha e trabalho colaborativo dinamizado pela CooLabora, onde esteve presente a FGS e as várias escolas associadas ao projeto neste território – o Agrupamento a Lã e a Neve, a Escola Secundária Quinta das Palmeiras, a Escola Secundária Campos Melo e a EPABI – Escola Profissional de Artes da Covilhã. Este encontro começou com um momento de partilha, por parte de cada escola, dedicado às práticas de Cidadania e Desenvolvimento que tinham sido levadas a cabo nos últimos 2 anos. Após este momento, cada escola partilhou também os desafios e objetivos da área de Cidadania e Desenvolvimento para o próximo ano letivo. Este primeiro encontro marcou o início de uma relação de colaboração entre as 4 escolas que se espera que venha a ser mais aprofundada no próximo ano letivo.
Tendo como ponto de partida este encontro colaborativo, a CooLabora tem dinamizado várias sessões de trabalho de Laboratório nas 4 escolas. Estas sessões incluíram tempos de trabalho com o corpo docente para refletir e debater conteúdos, práticas e dinâmicas de Cidadania e Desenvolvimento, identificar problemas existentes, começar a pensar em soluções e também realizar momentos de auscultação de alunos e alunas, tendo já em vista a preparação das atividades de Cidadania e Desenvolvimento no próximo ano letivo.
Em Ourém, o Laboratório EDxperimentar aconteceu fora dos muros da escola, no espaço pedagógico e reflexivo que é a Casa Velha, organização parceira do projeto. Durante a semana de 10 a 17 de julho, cerca de 12 jovens voluntários/as, responsáveis pela animação das atividades educativas da Casa Velha, participaram num Campo de Trabalho dedicado às questões da sustentabilidade e da ecoliteracia.
O Campo de Trabalho arrancou com um dia de formação dado pelo Denis Hickel, especialista em Ecoliteracia e Sustentabilidade. O formato do Campo de Trabalho incluiu momentos de trabalho comunitário nos espaços agrícolas da Casa Velha, bem como momentos dedicados à espiritualidade. De forma complementar, foi lançado o desafio ao grupo de participantes de, a partir do que foi dado na formação, idealizarem, prepararem e implementarem uma atividade pedagógica para crianças em idade escolar provenientes do território de Ourém, onde se trabalhasse a questão da ecoliteracia. Assim, no dia 15 de julho, a Casa Velha recebeu durante toda a manhã um grupo de 30 crianças que, juntamente com o grupo de jovens animadores/as, experimentaram ferramentas de ecoliteracia, como a construção de um herbário ou a visita à horta para identificar diferentes alimentos.
Para continuar a seguir o trabalho dos Laboratórios de Cidadania Global e Desenvolvimento em cada território do projeto EDxperimentar, visite o site do projeto, aqui.