No âmbito do projeto “O Referencial de Educação para o Desenvolvimento na Formação Inicial de Educadores/as e Professores/as”, decorreu no passado dia 17 de janeiro um encontro dirigido aos Institutos de Ensino Superior (IES)
que trabalham na área da formação inicial de educadores/as e professores/as, pensado para ser um espaço de partilha, discussão e reflexão sobre a utilização do Referencial de Educação para o Desenvolvimento, nos seus contextos. O encontro decorreu nas instalações do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e contou com a participação de 11 IES, 3 ONG, da Direção Geral da Educação, do Camões – ICL e da atual Presidente do Conselho Nacional de Educação.
O dia começou com uma sessão de boas-vindas, seguindo-se a apresentação e enquadramento do tema, do documento e do projeto ao qual o evento estava associado. Mais tarde, partilharam-se e discutiram-se ativamente quatro experiências de utilização do Referencial de ED em contextos de Ensino Superior: duas pela Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, uma pela Escola Superior de Educação de Coimbra, e uma pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto – todas em diferentes fases do processo. Este exercício serviu para demonstrar algumas das possibilidades de utilização do Referencial de ED nestes contextos e para motivar as IES presentes a utilizarem também este documento nos processos de formação dos seus estudantes, futuros educadores/as e professores/as.
A parte da tarde foi ocupada com a reflexão e discussão entre os 32 participantes sobre questões-chave relacionadas com a temática da formação inicial de professores/as e educadores/as na área da Educação para o Desenvolvimento, tendo-se terminado com um conjunto de conclusões e considerações para o futuro suscitadas pela participação no encontro.
O projeto “O Referencial de Educação para o Desenvolvimento na Formação Inicial de Educadores/as e Professores/as”, é promovido pelo CIDAC e pela FGS, e financiado pelo Camões – Instituto de Cooperação e da Língua. No âmbito deste projeto realizaram-se, até ao momento, sessões de divulgação e de trabalho em 8 IES, em que participaram um total de 200 docentes e estudantes.