Uma escola que acolhe, uma comunidade que transforma

A educação é sempre um ato de esperança que,
do presente, olha para o futuro” 

Papa Francisco, Pacto Educativo Global

 

Olá, o meu nome é Diogo Marques Gaspar sj e escrevo-vos enquanto novo presidente da FGS| Fundação Gonçalo da Silveira, sucedendo ao P.  José Maria Brito sj. Após a sua partida inesperada (que a todos abalou) mas que ao mesmo tempo nos confirmou, que somos feitos para o diálogo e para construir pontes.

Neste Natal, vimos pedir novamente o seu apoio. Este ano, centramos a nossa ação na interculturalidade, um tema que está profundamente enraizado na tradição jesuíta e que, por isso, atravessa todo o nosso trabalho,: a hospitalidade e o acolhimento, que nos configura com Jesus ao irmos ao encontro dos que mais sofrem.

Na FGS, acreditamos numa escola que acolhe a diversidade, que reconhece a riqueza das diferenças e que se constrói a partir da partilha dentro da comunidade. Uma escola que seja o ponto de partida para uma sociedade mais justa e inclusiva, onde cada pessoa encontre o seu lugar e combata a lógica da indiferença. Esta é a nossa visão para uma Educação para a Cidadania Global, pois a educação é sempre um ato de esperança que promove a empatia e a solidariedade, e que inspira as gerações futuras a transformar o mundo.

Durante este ano letivo, estamos a desenvolver vários projetos que visam reforçar a Educação para a Cidadania Global e assim a interculturalidade em diversas escolas. Estes projetos são financiados em 85% pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, mas os restantes 25% dependem da generosidade daqueles que nos apoiam.

A sua contribuição ajudar-nos-á a alargar o impacto destes projetos, promovendo uma educação de acolhimento e inclusão em mais escolas, em mais educadores/as  e em mais estudantes.  Atualmente trabalhamos junto de 25 escolas,331 educadores e 2265 estudantes em 15 territórios diferentes. Juntos, podemos construir uma sociedade onde o valor da diversidade seja celebrado e onde cada pessoa seja respeitada na sua dignidade.

Ajude-nos a continuar a nossa missão de transformar escolas em comunidades acolhedoras e transformadoras. O seu apoio é essencial para que possamos, juntos, construir pontes e fomentar uma cultura de encontro e respeito.

Um agradecimento sincero pelo seu apoio, que ajuda a levar luz e esperança a tantas pessoas com que a FGS trabalha, graças à generosidade de quem nos apoia.

Desejamos-lhe um Santo Natal cheio de paz e renovada esperança.

Com gratidão,

Diogo.

Outras notícias

11 Dez 2024

O trabalho que a FGS | Fundação Gonçalo da Silveira desenvolve assenta, essencialmente, em Projetos de Educação para a Cidadania Global. Além de trabalharmos com escolas, colaboramos com educadores/as e

4 Set 2024

Começo por contextualizar a instituição que organizou as jornadas. O Hegoa, Instituto de Estudios sobre Desarrollo y Cooperación Internacional, é um instituto da Universidad del País Vasco/EuskaI Herriko Unibertsitatea (UPV/EHU),

2 Set 2024

Com mais um ano letivo de trabalho a começar, o projeto“EDxperimentar – Laboratórios de Cidadania Global & Desenvolvimento em meio escolar” , vem partilhar consigo um dos exemplos de trabalho