Uma escola que acolhe, uma comunidade que transforma

A educação é sempre um ato de esperança que,
do presente, olha para o futuro” 

Papa Francisco, Pacto Educativo Global

 

Olá, o meu nome é Diogo Marques Gaspar sj e escrevo-vos enquanto novo presidente da FGS| Fundação Gonçalo da Silveira, sucedendo ao P.  José Maria Brito sj. Após a sua partida inesperada (que a todos abalou) mas que ao mesmo tempo nos confirmou, que somos feitos para o diálogo e para construir pontes.

Neste Natal, vimos pedir novamente o seu apoio. Este ano, centramos a nossa ação na interculturalidade, um tema que está profundamente enraizado na tradição jesuíta e que, por isso, atravessa todo o nosso trabalho,: a hospitalidade e o acolhimento, que nos configura com Jesus ao irmos ao encontro dos que mais sofrem.

Na FGS, acreditamos numa escola que acolhe a diversidade, que reconhece a riqueza das diferenças e que se constrói a partir da partilha dentro da comunidade. Uma escola que seja o ponto de partida para uma sociedade mais justa e inclusiva, onde cada pessoa encontre o seu lugar e combata a lógica da indiferença. Esta é a nossa visão para uma Educação para a Cidadania Global, pois a educação é sempre um ato de esperança que promove a empatia e a solidariedade, e que inspira as gerações futuras a transformar o mundo.

Durante este ano letivo, estamos a desenvolver vários projetos que visam reforçar a Educação para a Cidadania Global e assim a interculturalidade em diversas escolas. Estes projetos são financiados em 85% pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, mas os restantes 25% dependem da generosidade daqueles que nos apoiam.

A sua contribuição ajudar-nos-á a alargar o impacto destes projetos, promovendo uma educação de acolhimento e inclusão em mais escolas, em mais educadores/as  e em mais estudantes.  Atualmente trabalhamos junto de 25 escolas,331 educadores e 2265 estudantes em 15 territórios diferentes. Juntos, podemos construir uma sociedade onde o valor da diversidade seja celebrado e onde cada pessoa seja respeitada na sua dignidade.

Ajude-nos a continuar a nossa missão de transformar escolas em comunidades acolhedoras e transformadoras. O seu apoio é essencial para que possamos, juntos, construir pontes e fomentar uma cultura de encontro e respeito.

Um agradecimento sincero pelo seu apoio, que ajuda a levar luz e esperança a tantas pessoas com que a FGS trabalha, graças à generosidade de quem nos apoia.

Desejamos-lhe um Santo Natal cheio de paz e renovada esperança.

Com gratidão,

Diogo.

Outras notícias

8 Jul 2025

A FGS está à procura de um/a Gestor/a de Projetos de Desenvolvimento para se juntar ao departamento de Cidadania Global e Desenvolvimento. As candidaturas, acompanhadas de CV e carta de

1 Jul 2025

Chegados ao fim do ano letivo, o projeto EDxperimentar apresenta uma memória do trabalho que foi desenvolvido em colaboração com o Agrupamento de Escolas Lindley Cintra (AEPLC). Durante este ano

18 Jun 2025

Num tempo cada vez mais dominado pelos ecrãs, parar para ler um livro em conjunto ou sonhar um bairro melhor pode ser, também, um ato de resistência. Esta semana, propomos