‘Sinergias ED’ volta a cultivar trabalho conjunto

É uma etapa que regressa com a 2ª edição do projeto Sinergias ED: uma vez mais, voltamos a incentivar e a proporcionar oportunidades de trabalho conjunto entre a Academia e a Sociedade Civil, no âmbito da Educação para o Desenvolvimento.

O I Encontro de trabalho teve lugar a 9 de fevereiro, em Lisboa, e contou com 43 participantes em representação de 16 Institutos de Ensino Superior (IES) e de 12 Organizações da Sociedade Civil (OCS). O grupo destacou-se pela grande adesão e pela representatividade geográfica, já que marcaram presença participantes do norte e do sul e do litoral e interior de Portugal.

Os objetivos para este primeiro momento de encontro passaram por apresentar a 2ª edição do projeto Sinergias ED e lançar as bases para um caminho que se espera cheio de possibilidades de trabalho colaborativo. As novidades nesta edição são a existência de dois modelos para a colaboração, Estudos ou Ações – desde que de base colaborativa – e as parcerias alargadas que passam a poder incluir mais de duas instituições.

Várias dinâmicas foram acontecendo ao longo do dia, facilitando o conhecimento mútuo entre os participantes e a criação de sinergias e de ligações. No final, ficaram muitas reflexões e propostas partilhadas entre os vários participantes, nomeadamente a importância de se conhecer o trabalho feito pelos vários intervenientes em ED, a ligação entre investigação e prática e a necessidade de facilitar uma maior consciência e participação cívica da sociedade portuguesa. O próximo Encontro de trabalho já está agendado para o final do mês de abril.

 

“(…) ver tanta gente motivada para participar num projeto destes é inspirador e motivador.”

Testemunho de um dos participantes

 

O Projeto

Na sua primeira fase (2013-2016) o projeto Sinergias ED abrangeu onze IES e onze OSC proporcionando-lhes múltiplas oportunidades de diálogo e de cooperação institucional. Os resultados atingidos pelo projeto têm sido amplamente reconhecidos, destacando-se o Prémio concedido pela Fundação Calouste Gulbenkian e Camões Instituto da Cooperação e da Língua no âmbito do Concurso “Investigação para o Desenvolvimento”.

Com esta 2ª edição, pretende-se dar continuidade às atividades já desenvolvidas tendo como objetivo fortalecer a qualidade da intervenção em Educação para o Desenvolvimento, em Portugal. Os primeiros meses foram dedicados à reflexão interna recorrendo à metodologia da Sistematização de Experiências o que permitiu que a nova fase de trabalhos conjuntos, que agora arranca, tenha por base algumas das aprendizagens e recomendações conseguidas com este processo.

O projeto Sinergias ED: fortalecer a ligação entre investigação e ação na Educação para o Desenvolvimento em Portugal (junho 2016 a maio 2018) é promovido conjuntamente pelo Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP), pelo Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral (CIDAC) e pela Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Reitoria da Universidade do Porto.

Para mais informações por favor consulte o site do projeto Sinergias ED aqui.