O projeto “Sinergias ED: consolidar o diálogo entre investigação e ação na Educação para o Desenvolvimento em Portugal” tem como propósito dar continuidade ao principal objetivo das duas edições anteriores: reforçar a qualidade de intervenção da Educação para o Desenvolvimento em Portugal. Especificamente, o projeto visa a consolidação do diálogo [já estabelecido em edições anteriores] entre ação e investigação em Educação para o Desenvolvimento.

A primeira edição teve lugar entre 2013 e 2015 e a segunda entre 2016 e 2018. A FGS e o CEAUP – Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto propõem-se agora a levar para a cabo a 3ª Edição do projeto.


Parceria

FGS – Fundação Gonçalo da Silveira

CEAUP – Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto


Contextualização temporal, atividades e resultados

As atividades da terceira edição ocorrerão entre agosto de 2018 e julho de 2020. No âmbito da Capacitação, da Investigação e da promoção da Colaboração, seguem-se as atividades a que o projeto se propõe:

– Dinamização de uma “comunidade de ED” envolvendo atores das IES e das OSC | II Encontro: notícia | vídeo | III Encontro: notícia | vídeo | IV Encontro: notícia | vídeo | V Encontro: notícia
– Reforço das dinâmicas criadas em torno da revista científica Sinergias – diálogos educativos para a transformação social
– Dinamização do website “Sinergias ED”
– Elaboração de um estudo sobre os processos da “comunidade de ED”
– Realização de uma “Escola Sinergias ED” | notícia
– Promoção de trabalhos colaborativos entre IES e OSC no âmbito da ED
– Realização do III Encontro Internacional “Sinergias ED” – Ciclo de Webinars Sinergias ED: notícia

O projeto prevê dois principais resultados e uma vasta abrangência dos mesmos:


O projeto tem duração prevista de 2 anos (agosto 2018 a julho 2020) e é promovido em conjunto pelo CEAUP – Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, FGS – Fundação Gonçalo da Silveira e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.


Saiba mais…