Rede Xavier é recebida pela FGS em Lisboa: quem são, o que fazem e porque estiveram em Lisboa

posted in: Arquivo, Parceiros | 0

Em outubro de 2019, a Rede Xavier reuniu em Lisboa, acolhida pela FGS – Fundação Gonçalo da Silveira, entidade representante de Portugal nesta rede. 

Constituída em 2004, a Rede Xavier é uma parceria internacional de missão e desenvolvimento entre organizações jesuítas que trabalham em prol da justiça social. É composta por 13 entidades-membro de 12 países diferentes, sendo algumas delas Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento. Nasceu com o propósito de potenciar o trabalho da Companhia de Jesus no mundo, através de um trabalho colaborativo concertado no âmbito da justiça social e da solidariedade.  

Em conjunto, os membros da Rede Xavier atuam em cerca de 90 países, trabalhando em parceria com um sem número de parceiros locais espalhados por todo o mundo. Para além dos seus projetos individuais, as 13 entidades-membro, através desta rede, dão corpo a 4 projetos globais: Apoio ao Jesuit Refugee Service (JRS), financiamento à African Jesuits AIDS Network (AJAN), apoio e financiamento em Lok Manch (Índia) e apoio estratégico e financiamento à Fe Y Alegría África. Para além destes projetos, a Rede Xavier combina esforços no sentido de responder às Emergências Humanitárias que vão surgindo. São exemplos as Filipinas, em 2013, depois do Tufão Haiyan, o Nepal, após um terramoto de magnitude 7.8 em 2015 e, mais recentemente, Moçambique, devido ao Ciclone Idai e a Venezuela, dada a grave crise social e económica em que se encontra. 

A nível operacional, a Rede Xavier encontra-se organizada em 4 grupos de trabalho: Emergências, Voluntariado, Advocacia e Projetos – e reúne presencialmente duas vezes por ano para fortalecer laços entre os membros, fazer um ponto de situação do trabalho realizado e dos projetos financiados, apresentar e discutir novos projetos e pedidos de financiamento e tomar decisões.  

Entre 5 e 9 de outubro de 2019, a Rede Xavier juntou-se pela segunda vez este ano, desta vez em Lisboa. Os primeiros dois dias para um workshop sobre as novas políticas de proteção e cuidado de menores, com o objetivo de apoiar os membros da rede na sua implementação, quer nas suas instituições, quer nas instituições parceiras. O restante tempo traduziu-se na segunda reunião do ano para atualizar os membros da situação das respostas de emergência que têm sido dadas com o apoio da Rede Xavier, discutir novos possíveis projetos a apoiar e implementar e apresentar o ponto de situação e preocupações dos vários grupos de trabalho. 

A próxima reunião da Rede Xavier acontecerá em Março de 2020, na Suíça. A sensação no final da reunião é de motivação para fazer mais e melhor, em conjunto, sempre com a perspetiva de um mundo onde prosperam a justiça social, a dignidade humana e a equidade.