Rede ECG promove formação em Palmela

O Agrupamento de Escolas José Saramago, no Poceirão, em Palmela, acolheu a 8 de março de 2017 uma Oficina de Introdução à Educação para a Cidadania Global, promovida pela Rede ECG.

A iniciativa contou com a participação de 25 professores do ensino pré-escolar e 1º, 2º e 3º ciclos, de várias áreas curriculares que tiveram a oportunidade de contactar e refletir sobre Educação para a Cidadania Global (ECG) enquanto conceito, processo educativo e de aprendizagens, e de compromisso com um mundo mais justo, equitativo e solidário.

Este momento formativo foi preparado pelo Grupo de Trabalho de Formação da Rede ECG em parceria com duas professoras do agrupamento e contando com o apoio do projeto Desafios Globais. Entre as suas atividades, este projeto prevê a realização de diversas ações de formação em Escolas para aumentar o entendimento, a prática e o reconhecimento do que é a ECG envolvendo a Rede ECG enquanto rede informal de instituições, educadores e outros profissionais interessados nesta área.

O ambiente foi de grande dinamismo e colaboração e o balanço feito pelos participantes, bastante positivo.

A Rede ECG está já a preparar o próximo Encontro Nacional de Educação para a Cidadania Global, que acontecerá a 8 de julho, em Lisboa.

A Fundação Gonçalo da Silveira é membro da Rede ECG. Saiba mais sobre a Rede e as suas atividades aqui.