LANÇAMENTO DO ESTUDO “A URGÊNCIA DE LER O MUNDO: POBREZA E DESIGUALDADES”

No dia em que se assinala o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, o Projeto “ED-Comunicar: do conhecimento à mobilização”, lançou o estudo “A Urgência de Ler o Mundo: Pobreza e Desigualdades”. Com o objetivo de aumentar a visibilidade e reconhecimento da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, este estudo procura trazer uma […]
Referencial ED: Uma Oportunidade de Unir Vozes

O Referencial de ED na prática: problemáticas e recomendações para a formação inicial e contínua de professores/as pretende dar continuidade ao caminho percorrido com a elaboração do Projeto Referencial ED. Tem como objetivo contribuir para o reforço das condições de aplicação prática do Referencial ED no sistema formal de ensino, assim como produzir recomendações para […]
Abordagens educativas a partir de um olhar animado

Projeto MIC – vamos mapear recursos comunitários e infraestruturas sustentáveis em Lisboa

O projeto MIC – Movimento de Impacto em Cadeia está a promover um mapeamento de iniciativas, infraestruturas e serviços que produzam sustentabilidade e bem-estar comunitário nos bairros de Lisboa. O projeto tem como objetivo gerar melhorias a nível ambiental e em diferentes esferas do quaotidiano através da co-criação e aplicação de planos Lixo Zero em […]
Revista Sinergias 11 já disponível!

A revista digital Sinergias – Diálogos educativos para a transformação social é uma revista de cariz científico especializada, com peer-review, que se pretende constituir enquanto plataforma internacional de discussão e reflexão concetual, metodológica e sobre a prática no campo da Educação para o Desenvolvimento/ Educação para a Cidadania Global/ Educação Global, servindo de veículo de produção e partilha do […]
Gravações da Carta Aberta do projeto LigAções

Ao longo de 2020, em diferentes momentos e em diferentes territórios, realizaram-se vários encontros, que envolveram um total de 48 organizações da sociedade civil, da região Centro e da Grande Lisboa. Refletiram conjuntamente sobre as assimetrias do território nacional e, deste processo dinâmico e colaborativo, resultou uma “Carta Aberta para o Direito ao Lugar“ que […]
Revista Sinergias 10 já disponível!

A revista digital Sinergias – Diálogos educativos para a transformação social é uma revista de cariz científico especializada, com peer-review, que se pretende constituir enquanto plataforma internacional de discussão e reflexão concetual, metodológica e sobre a prática no campo da Educação para o Desenvolvimento/ Educação para a Cidadania Global/ Educação Global, servindo de veículo de produção e partilha do […]
“Referencial de ED nas Instituições de Ensino Superior: reflexões e experiências” – um documento para inspirar práticas

Na senda do processo de sedimentação da Educação para o Desenvolvimento (ED) em contexto escolar, surge em 2016, o Referencial de Educação para o Desenvolvimento – Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário, uma publicação conjunta da Direção-Geral da Educação, do Camões I.P., do CIDAC – Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral e […]
O recurso pedagógico “Global Schools” chega ao Seixal em formato de Formação para docentes

Através de uma analogia em que o mar a navegar
Revista Sinergias 9 já disponível

Já se encontra disponível o novo número 9 da Revista Sinergias – Diálogos Educativos para a Transformação Social. Pela primeira vez,este número