Recomendações pelo Direito à Educação – Declaração da GIAN

GIAN-Declaracao

 

A Congregação Geral 36 terminou no passado sábado e apesar de ainda não ser conhecido o conteúdo exato dos documentos e estratégias definidas para os próximos anos, a Rede GIAN pelo Direito à Educação está confiante de que os Delegados tomaram decisões favoráveis no que toca ao modus operandi das organizações jesuítas em prol da educação de qualidade.

Atualmente, por todo o mundo 758 milhões de adultos não sabem ler nem escrever e 263 milhões de crianças e jovens não frequentam a escola. O Documento Final saído da última reunião da Rede GIAN pelo Direito à Educação, realizada em Madrid, em outubro, reporta esta violação global e sistemática do direito à educação.

Com este documento, os membros da Rede GIAN – iniciativa da Companhia de Jesus que reúne organizações jesuítas de todo o mundo – pretendem alertar para o nosso compromisso e dever conjunto de promover uma educação de qualidade para todos o que significa “destinar mais e melhores recursos para aqueles que são vítimas de exclusão e se encontram em maiores dificuldades: os mais pobres, as mulheres e as raparigas, as pessoas deslocadas, as comunidades indígenas e as pessoas com necessidades especiais”, entre outras coisas.

Para além disso, permite lembrar que a educação é um bem público e que a Companhia de Jesus tem assumido esta responsabilidade de colocar em prática o direito à educação de forma conjunta, através das suas diversas instituições e das diversas práticas educativas que implementa por todo o mundo. De acordo com o Documento, através dos programas de educação formal e não formal, “a Companhia de Jesus gere um bem público e joga um papel crítico na concretização deste direito.”

O Documento, que inclui uma lista de recomendações para a ação dirigidas ao Padre Geral, às Conferências Jesuítas e às Instituições Jesuítas no Geral, pode ser consultado aqui.

Para versões em Inglês, Francês ou Espanhol aceda diretamente ao site da Rede GIAN pelo Direito à Educação aqui.

A Fundação Gonçalo da Silveira faz parte do Grupo Coordenador da Rede GIAN pelo Direito à Educação.

 

Fonte: Edujesuit