Transparência
Queremos deixar claro de onde vem e para onde vai o nosso dinheiro. Não podemos “combater” situações de injustiça sem promover uma política de transparência de todos os nossos processos. Cremos que é fundamental deixar claro de onde vem e para onde vai o nosso dinheiro.
A FGS é financiada por organizações públicas, por contribuições de particulares e pontualmente por donativos de empresas privadas. Somos auditados por uma sociedade de revisores oficiais de contas.
"A transparência é um dos pilares que suporta todo o trabalho da FGS"
Os projetos são a atividade que promove uma maior entrada de rendimentos na FGS, atraindo 86% dos fundos. Além dos financiadores públicos, estes projetos têm necessidade de cofinanciamento, que é conseguido junto de entidades privadas ou através de campanhas de crowdfunding.
Em 2024, os donativos e a receita da consignação do IRS continuaram a ser, também, uma importante fonte de entrada de dinheiro.
Na origem dos rendimentos tem grande relevância o sector público, uma vez que na sua grande maioria os projetos são financiados pelo Instituto Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.
O total de Gastos em 2024 ascendeu a 297m€ face aos 335 m€ incorridos em 2023, o que se traduz num decréscimo de 11,3%.
Os recursos humanos representam cerca de 57% dos gastos, o que diz muito da importância que a nossa equipa tem.
As nossas pessoas são o pilar fundamental da atividade da FGS, já que todos os projetos são promovidas e desenvolvidas pela equipa, que continua superar-se, dia após dia.