Vamos ao trabalho companheiros/as?

Porquê um recurso pedagógico sobre o trabalho? E o que tem a ver o trabalho com a Educação para a Cidadania Global? trabalho é algo que faz parte das nossas vidas, algo que vivemos com maior ou menor felicidade e que começamos a ouvir falar em casa, na escola, etc... Será que a forma como cada um e uma de nós olha hoje para o trabalho é igual à forma como outras pessoas olham? Isto é hoje. E como foi no passado? E como será no futuro?

Da imensidão de aspetos que a problemática do trabalho comporta, escolhemos três – “Introdução ao Trabalho”, “Trabalho e migrações” e “Automatização do trabalho”, que poderão ser trabalhados de forma consecutiva ou isoladamente, a partir de uma ou mais etapas deste percurso pedagógico:

Previamente à realização das atividades, sugerimos um olhar crítico sobre duas questões fundamentais: o papel do/a educador/a e a metodologia, e que explore a forma como o recurso está organizado e pode ser utilizado, através da consulta deste GUIA PEDAGÓGICO.

Podem iniciar aqui o vosso percurso:

Consulte AQUI estes materiais, disponibilizados para  vos auxiliar na preparação e aprofundarmento das sessões.

Boas experiências!

Este recurso pedagógico surge como resultado do projeto “Desafios Globais: reforçar a ECG em meio escolar para responder aos contextos da atualidade”, promovido em conjunto pelo CIDAC – Centro de Intervenção Amílcar Cabral e pela FGS – Fundação Gonçalo da Silveira, entre 2016 e 2018, e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Podem também consultá-lo aqui.