‘Sinergias ED’ representado em Conferência Internacional

SinergiasNos dias 10 e 11 de maio de 2017 participámos na Conferência ‘Research, Evidence and Policy Learning for Global Education’, realizada na UCL – University College London e onde, a convite do GENE – Global Education Network Europe, apresentámos o projeto ‘Sinergias ED’.

A iniciativa foi organizada em conjunto pelo GENE e pelo Development Education Research Centre (UCL). Pretendeu demonstrar e refletir sobre a importância da investigação para a definição de políticas públicas na área da Educação Global ou da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (ED/ECG), conceitos mais utilizados em Portugal.

O projeto Sinergias ED esteve representado por La Salete Coelho, investigadora do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP), com uma Comunicação designada ‘Development Education Synergies, Critical Spaces and Grounded Realities’. Jorge Cardoso, da Fundação Gonçalo da Silveira, participou ainda num Painel de Discussão sobre o papel das Revistas Científicas da área da Educação para a Transformação Social e onde estiveram representadas as Revistas Sinergias (Portugal), Policy and Practice (Irlanda), ZEP (Alemanha) e International Journal of Development Education and Global Learning (Reino Unido).

Uma primeira iniciativa de encontro e diálogo entre Revistas Científicas neste campo aconteceu em Portugal, em janeiro de 2016, promovida pelo projeto Sinergias ED e na qual participaram, à data, um total de oito Revistas.

Por ocasião desta Conferência foi ainda lançada a primeira rede de investigadores nesta área denominada ANGEL – Academic Network of Global Education and Learning.

Para mais informações e materiais do Encontro veja aqui.