Semana da Cidadania e da Diversidade Cultural

Dados curiosos, números capazes de impressionar, imagens para partilhar! Entre 18 e 21 de maio, convidamos a celebrar a Semana da Cidadania e da Diversidade Cultural destacando o papel positivo do voluntariado e dos voluntários enquanto expressão de cidadania ativa e global!

O voluntariado supõe uma pluralidade de formas: do voluntariado espontâneo ao corporativo, do voluntariado missionário ao voluntariado de competências. Em todos os casos, quando feito com maturidade e compromisso, o voluntariado representa uma forma única de ativação da cidadania e de entrega pelo Bem comum. Muito para além de ações pontuais, o autêntico voluntariado implica um compromisso com a justiça social e um desejo pela transformação social.

Como forma de assinalar os dias 18 de maio e 21 de maio, respetivamente Dia Mundial da Cidadania e Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, convidamos à celebração do voluntariado e ao reconhecimento do potencial que lhe está associado!

 

Como?

1. Celebre o voluntariado
Partilhe os conteúdos do nosso facebook com a hashtag #voluntariadoecidadania, lembrando a cada voluntário a diferença que faz e motivando outros a envolver-se também!

 

2. Seja voluntário
Existem várias formas de se iniciar no voluntariado. Muitas vezes acontece de forma espontânea, através de um movimento local, de um amigo, da universidade ou de uma proposta da empresa.

Sugerimos outras formas possíveis:
– Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (PONGD) – através da sua página de recrutamento são também divulgadas oportunidades de voluntariado;
Banco de Voluntariado para a Cidade de Lisboa;
– Pesquisando por Bancos Locais de Voluntariado, que já existem em muitas Cidades;
Bolsa do Voluntariado promovida pela EntrAjuda;
– Perguntando a amigos e conhecidos!

 

3. Seja cidadão ativo
Um maior conhecimento sobre o mundo em que vivemos dá-nos mais ferramentas e liberdade para interpretar o que se passa à nossa volta e para agirmos como cidadãos globais. Ser voluntário é apenas uma das opções. Aqui ficam outras:

– Formar opinião esclarecida: informe-se sobre o Desenvolvimento, o que é e quem trabalha nele? 2015 é o Ano Europeu para o Desenvolvimento, uma excelente oportunidade para pesquisar e descobrir mais.
– Responsabilizar-se: sabe qual a origem dos alimentos que consome, da roupa e telemóveis que usa? E as condições de trabalho das pessoas que fizeram chegar até si esses produtos? E o seu impacto ambiental? Informe-se e pratique um consumo responsável. Pode começar por conhecer a Campanha Tecnologia Livre de Conflito.
– Seja solidário: valorize o outro, a sua cultura, vivência e competências e aplique tudo isso na relação com as pessoas com quem trabalha, estuda ou convive.

 

Uma iniciativa realizada em parceria com a BagaBaga Studios e financiada pela Noruega, Islândia e Liechtenstein através do Programa Cidadania Ativa (EEA Grants) gerido, em Portugal, pela Fundação Calouste Gulbenkian.

 

 

 

 

 

Logo Ano Europeu para o Desenvolvimento