A questão ecológica é um dos grandes desafios do nosso tempo, ponto de discussão e preocupação quer de líderes políticos, quer da sociedade civil. Sabe-se hoje que a degradação ambiental tem influência direta nas situações de desigualdade extrema e injustiça social à escala global. É por isso necessária uma análise e ação integradas, que permitam olhar para as questões ecológicas e para o mundo, por um lado, como uma problemática que a todos diz respeito e, por outro, compreender e refletir sobre as questões ecológicas como uma das causas estruturais, que está na origem de situações de pobreza, injustiça social e desigualdade a nível global.
É do confronto com esta questão que surge o projeto “Reagir às mudanças climáticas: Jovens da Beira na reflexão e ação para o Bem comum”.
Este projeto nasceu de um trabalho continuado entre a FGS e o CISA – Centro de Investigação Santo Agostinho, da Universidade Católica de Moçambique e das preocupações e necessidades partilhadas no âmbito das Alterações Climáticas e Extensão Universitária.