Este projeto emerge num contexto histórico marcado pelo crescimento das desigualdades estruturais e pela afirmação de modelos económicos baseados no consumismo, lesivos da natureza e dos quais decorrem consequências à escala global, ao nível da justiça social, equidade e inclusão. Assistimos, além disso, à proliferação de discursos xenófobos, extremistas, nacionalistas e eurocêntricos.

As respostas a estes problemas raramente têm contado com o contributo das crianças, que encontram condições adversas ao exercício da participação da cidadania,, em particular no que se refere às questões da cidadania global. As perspetivas adultocêntricas e as imagens dominantes sobre as crianças (seres incompletos, dependentes, incapazes de tomar decisões) desencorajam os contributos e os compromissos que poderiam dar no sentido da construção de realidades mais solidárias, justas, e sustentáveis.

  • Alargar o Alcance da Intervenção em ED em contexto nacional, a partir de espaços de Educação não formal.
  • Criar condições para a ampliação e intensificação da participação cidadã das crianças, a partir de práticas de ED realizadas em espaços de educação não formal.
  • Graal;
  • 123 Macaquinho do Xinês;
  • Centro Social da Musgueira.
  • 2022- 2024
  • Portugal/Lisboa
  • Capacidades, conhecimento e atitudes das crianças do Centro Social da Musgueira (CSM) ligados à participação cidadã, consumo responsável e formas de economia alternativa reforçados;
  • Práticas de qualidade em ED em contexto não formal integrados no CSM e conhecidas por outros agentes educativos que trabalham com crianças. 
  • 40 crianças;
  • 120 agentes educativos.

Este projeto tem duração prevista até junho de 2024 e é financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.