Número 7 da Revista Sinergias

Foi lançado, em julho deste ano, o sétimo número da revista científica Sinergias – diálogos educativos para a transformação social,  o último no âmbito da segunda edição do projeto Sinergias ED – Sinergias ED: fortalecer a ligação entre investigação e ação na Educação para o Desenvolvimento em Portugal. 

A revista está disponível online e tem como tema principal “O Trabalho Colaborativo e a Construção de Conhecimento”, relacionando-se de forma muito próxima com os processos colaborativos que foram trabalhados no projeto pelo grupo de participantes.

Destacamos assim, nesta sétima edição da revista, as contribuições de vários membros deste grupo em formato de artigos e registo de memórias, organizados num caderno temático e elaborados de forma colaborativa entre participantes vindos das Insituições do Ensino Superior (IES) e Organizações da Sociedade Civil (OSC) que participaram neste projeto.

Partimos agora em força para a terceira edição do projeto – Sinergias ED: Fortalecer a ligação entre investigação e ação na Educação para o Desenvolvimento em Portugal. 

Boas leituras!

EDITORIAL

CADERNO TEMÁTICO
ARTIGOS
Sinergias ED – Uma Experiência-Piloto De Construção Colaborativa De Conhecimento
La Salete Coelho
O caminho e o destino: Reflexões a partir de um trabalho colaborativo na área da Educação para o Desenvolvimento
Alexandre Martins, Eliana Madeira & Teresa Gonçalves
Avaliação por Pares ou Amigos Críticos: o Caso do Projeto “Coordenadas para a Cidadania Global”
Ana Castanheira, Antónia Barreto, Filipe Santos, Maria Inês Santos & Mónica Silva
REGISTOS DE MEMÓRIAS
Contributo para a validação do Referencial para capacitação em Educação para o Desenvolvimento – uma proposta Sinergias ED 
Albertina Raposo, Dalila P. Coelho, Helena Salema, Hugo Marques, Jorge Cardoso & Marta Uva
A Educação para o Desenvolvimento numa colabor(ação) entre Escolas Superiores de Educação e uma Organização da Sociedade Civil
Alfredo Gomes Dias, Cecília Fonseca, Cristina Martins & Ilda Freire Ribeiro
Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global: propostas e desafios em diferentes contextos educativos
Andreia Soares, Filipe Martins, La Salete Coelho, Luís Grosso Correia, Paulo Costa, Tânia Neves, Teresa Martins & Vanessa Marcos
À volta do UBICOOL – uma experiência colaborativa em construção e construtiva
João Leitão, Marta Alves & Rosa Carreira
Justo para quem? – Animação socioeducativa e comércio justo. Memória de práticas e aprendizagens em sinergia CIDAC e ESEC
Ana Teresa Oliveira, Mário Montez & Stéphane Laurent

DEBATE
Sobre a aplicação de abordagens da Educação Popular a processos colaborativos num projeto de Educação para o Desenvolvimento
Cecília Fonseca

ENTREVISTA
Entrevista Sinergias ED A Alejandra Boni
Jorge Cardoso

DOCUMENTOS CHAVE
World Social Science Report 2016 – Challenging Inequalities: Pathways To A Just World
Armana R. Franco

RECENSÃO CRÍTICA
La importancia del análisis crítico del discurso y la gramática visual para analizar textos. Propuesta de actividades enmarcadas en la educación para el desarrollo, la educación con perspectiva de género y la educación para la paz 
Hui Li
Une recherche action sur l’impact de l’Education à la citoyenneté et à la solidarité internationale: C’est possible et ça fait du bien
Anne Kaboré Leroy & Lise Trégloze

PUBLICAÇÕES RECENTES
As Invasões Francesas – Identidade, Memória e Educação para o Desenvolvimento
Equipa da AIDGLOBAL & José Manuel Lourenço Matias
Mochila do Soldado – Partir da Guerra para a Paz
Equipa da AIDGLOBAL, equipas técnicas dos Municípios parceiros do projeto “Educar para Cooperar: a Rota Histórica das Linhas de Torres e a Cidadania Global” e professores envolvidos no mesmo projeto
Migrações e Desenvolvimento
Patricia Magalhães Ferreira
Educação Popular e Economia Solidária no Nordeste
Alzira Medeiros, Ana Dubeux, Mônica Vilaça & José Nunes

RESUMOS DE TESES
A Educação para o Desenvolvimento nas aprendizagens do português
Catarina Ferreira Oliveira, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A Educação para o Desenvolvimento na leitura: uma abordagem no 1º ciclo do ensino básico
Tânia Marisa Vieira Barbosa Pinto Passos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Sinergias – Diálogos Educativos para a Transformação Social é a primeira revista especializada em Educação para o Desenvolvimento em Portugal, com peer-review, tem edição semestral e pretende funcionar enquanto plataforma internacional de discussão e de reflexão concetual, metodológica e sobre a prática no campo da Educação para o Desenvolvimento/ Educação para a Cidadania Global/ Educação Global, servindo de veículo de produção e partilha do conhecimento nesta área. É uma iniciativa conjunta entre a Fundação Gonçalo da Silveira, o CEAUP – Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto e o CIDAC – Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral no âmbito do projeto Sinergias ED.
Informação para a submissão de artigos: http://www.sinergiased.org/index.php/revista/calls