Nobre Casa de Cidadania: FGS convidada a partilhar experiências

posted in: Arquivo, Eventos | 0

A FGS foi convidada a participar na Conferência “Partilhar e Educar para a Cidadania”, iniciativa que se realizou a 23 de maio, na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa, com o intuito de debater a relevância da Educação para a Cidadania. A partir da nossa realidade e aprendizagens, procurámos partilhar com os e as presentes o papel da Educação para a Cidadania Global no quadro de uma globalização crescente.

O evento assinalou o 5º aniversário da Nobre Casa de Cidadania, iniciativa idealizada pela empresa Nobre com o objetivo de reconhecer e homenagear cidadãos e cidadãs autores/as de Atos Nobres e, através desses exemplos, “estimular e motivar à Cidadania, contribuindo para a melhoria cívica do indivíduo e da sociedade”. A edição deste ano distinguiu 11 pessoas com o Título de Cidadão Nobre. No total das várias edições, a Nobre Casa de Cidadania já homenageou mais de 60 cidadãos/ãs.

A cerimónia de entrega dos títulos foi antecedida pela Conferência que integrou, também, um painel de debate em que participaram a deputada Catarina Marcelino, Conceição Zagalo, Presidente do Conselho Consultivo do GRACE, Hugo Palma, da PSP, e Tiago Cardoso, do Instituto de Estudos Políticos da Universidade  Católica Portuguesa.

Do Conselho Institucional da Nobre Casa de Cidadania fazem parte organizações parceiras da FGS como a Plataforma Portuguesa das ONGD e a DGE – Direção-Geral da Educação. A FGS procura participar, sempre que possível, em iniciativas às quais reconheça mérito na promoção do diálogo e de aprendizagens entre diferentes atores e contextos, no âmbito da transformação social.

 

Fotografias: Nobre Casa de Cidadania