LigAções reúne organizações da Zona Centro

1
2
3
4
5
previous arrow
next arrow

No âmbito do projeto LigAções: organizações da sociedade civil em reflexão e ação sobre as assimetrias do território realizou-se, no dia 2 de outubro, na Casa da Esquina, em Coimbra, um encontro que reuniu organizações da sociedade civil do centro do país.

Participaram 18 pessoas, representando 9 organizações com diferentes âmbitos e territórios de intervenção.

O grupo foi convidado a revisitar um conjunto de problemas dos territórios, coletivamente identificados em encontros anteriores do projeto, de que são exemplo as dificuldades de acesso ao emprego, o desinvestimento no setor primário, a escassez de serviços de saúde e de estruturas de apoio à infância e à terceira idade, a inadequação das políticas públicas, entre outros. De seguida, foram exploradas as relações desses mesmos problemas com o despovoamento de alguns territórios no nosso país.

O participado diálogo entre participantes deixa-nos a clara noção da complexidade, abrangência e multiplicidade das causas explicativas das trajetórias de saída e do fenómeno do despovoamento. A leitura compreensiva deste problema, que resultou do cruzamento de diferentes experiências e pontos de vista, constitui-se como uma base sólida para a procura conjunta de novas e necessárias respostas para as assimetrias do território nacional.