Emergência pelo Nepal

(atualizado a 14/08/2015)

A FGS continua a cooperar com os trabalhos no terreno depois do violento terramoto que atingiu o Nepal a 25 de abril e que provocou a morte a mais de 8.000 pessoas, causou 17.000 feridos e mais de 8 milhões de pessoas afetadas.

Através da ação dos jesuítas no local, a Rede Xavier está a apoiar 25 aldeias, pertencentes a 10 distritos: Dhading, Kavrepalanchowk, Nuwakot, Sindhupal Chowk, Gorkha, Lalitpur, Okhaldhunga, Dolkha,  Khatmandu e Bhaktpur. A resposta mantém-se centrada nas necessidades básicas das populações. A distribuição de bens de primeira necessidade – alimentos, medicamentos, mantas e abrigos – já abrangeu cerca de 7.000 famílias beneficiando mais de 40.000 pessoas ao longo do processo.

No local, a equipa de 70 elementos conta ainda a colaboração de milhares de voluntários (sobretudo alunos dos Colégios Jesuítas) para a distribuição de todos os bens.

A FGS já angariou um total de 41.300 €, permitindo-nos continuar a apoiar a população do Nepal. Os fundos angariados são canalizados para equipa no terreno através da Rede Xavier – Rede Europeia de ONGD Jesuítas.

Enquanto representante da Rede Xavier em Portugal,continuamos com a Campanha ativa e apelamos a todos para que nos continuem a apoiar neste projeto urgente através de donativo para a seguinte conta (Montepio):

Emergência Nepal

 

 

 

 

 

 

 

Acompanhe as atividades no terreno na página de facebook Earthquake Relief by Nepal Jesuits.

Se é Educador/a, sugerimos para trabalhar este tema na Escola
– Proposta didática da ONGD espanhola Entreculturas, destinada a jovens do 3.º ciclo e Secundário (e possível de adaptar a outros níveis de ensino) aqui.

Obrigado pelo seu apoio.

 

 

Primeiro mês de intervenção

 

 

Plano de Reconstrução

Apesar de se manter ativa a fase de emergência, já dispomos de um Plano de Reconstrução, elaborado pelos jesuítas no Nepal, e onde se dão conta das próximas linhas de trabalho:

Fase de Recuperação Rápida (próximos 3 meses): completaremos as ações da fase de emergência (comida, habitação e assistência médica) e reabilitaremos 8 Escolas de vários Distritos (Nações Unidas falam de aprox. 948.000 crianças sem acesso à escola);
Fase de Reabilitação (a 1 ano): continuaremos o apoio às necessidades básicas das populações mais vulneráveis e iniciaremos uma aposta no sistema educativo, nomeadamente com a reabilitação de mais escolas, formação de professores para gestão e acompanhamento a situações de trauma nas crianças.
Fase de Resposta Contínua (a 3 anos): a definir após desenvolvimento das primeiras fases.

 

Terramoto no Nepal

Um sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter atingiu o Nepal a 25 de abril de 2015. Em resposta, os Jesuítas no país deram uma resposta imediata abrindo as portas dos seus Colégios de S. Xavier e Santa Maria, para acolher os sobreviventes. Iniciaram, igualmente, a prestação de primeiros socorros e a distribuição de lonas e alimentos às populações de aldeias remotas no distrito de Dhading.

O Superior Regional do Nepal, P. Boniface Tigga, jesuíta, fez chegar um email pedindo “apoio financeiro para a reabilitação das áreas afetadas, sobretudo as áreas mais pobres que sofreram em maior profundidade”. Em resposta a Rede Xavier mobilizou os seus membros para uma resposta coordenada a este pedido.

A 12 de maio o Nepal voltou a tremer, atingido por um terramoto de magnitude 7,3. O epicentro deu-se a cerca de 80 quilómetros da capital, Katmandu, fazendo regressar o pânico e a incerteza ao país duas semanas e meia após o primeiro abalo.

Os Jesuítas a nível mundial estão a trabalhar em rede através da Rede Xavier – Rede Europeia de ONGD Jesuítas.

 

Nos termos previstos na Lei, todos os donativos são passíveis de benefícios fiscais. Para que possamos emitir recibo, envie-nos por favor o comprovativo do seu donativo, junto com o nome, morada e nr. de contribuinte para o email comunicacao@fgs.org.pt
Imagens: Earthquake Relief by Nepal Jesuits e Rede Xavier