Abordagens e desafios da Educação para o Desenvolvimento

No passado dia 12 de novembro teve lugar, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), a mesa redonda Educação para o Desenvolvimento: abordagens e desafios, promovida pela equipa técnica do Projeto Sinergias ED.

Esta iniciativa integrou o Congresso “Da descolonização ao pós-colonialismo: perspetivas pluridisciplinares”, evento realizado entre os dias 11 e 13 de novembro.

O objetivo da Mesa Redonda foi destacar a relevância da Educação para o Desenvolvimento/ Educação para a Cidadania Global, nos seus vários contextos. Assistiram às apresentações cerca de 40 pessoas, enriquecendo o momento de reflexão e de debate.

Comunicações apresentadas na Mesa Redonda:

– “Educação para o Desenvolvimento — respostas do currículo formal de uma escola de formação”, Cristina Loureiro (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa)
– “Descolonizar a diferença, globalizar a diversidade: educar para além das fronteiras coloniais”, Filipe Martins (Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Rede Inducar)
– “Relevância das temáticas da Educação Global na esfera das Juventudes Partidárias Portuguesas”, Luís Mah (Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa)
– “A Educação Global e as respostas possíveis aos contextos de ‘crise’?”, Sandra Oliveira (4Change – Comunidades Ativas)

A moderação esteve a cargo de La Salete Coelho, da equipa do Projeto Sinergias ED  e membro do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto e da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Os comentários foram de Alexandra Sá Costa, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

O projeto Sinergias ED: Conhecer para melhor Agir – promoção da investigação sobre a ação na Educação para o Desenvolvimento (ED) em Portugal tem como objetivo promover a valorização da ED e a qualidade da sua intervenção. É promovido em conjunto pela Fundação Gonçalo da Silveira e pelo Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP).

Para saber mais sobre o projeto Sinergias ED visite o site www.sinergiased.org