Dentro e Fora da Caixa: ONG e Escolas juntas na Educação para a Cidadania – Caminhos e Inspirações

 

No início desta semana, foi divulgado Dentro e fora da caixa: ONG e Escolas juntas na Educação para a Cidadania – Caminhos e Inspirações. Esta publicação procura sistematizar e apresentar aprendizagens, processos, reflexões, atividades inspiradoras, instrumentos e recomendações com base no muito que foi construído em conjunto ao longo do projeto Educação para a Cidadania”. Espera-se, ainda, que consiga ser uma partilha geradora de ação e que consiga inspirar e dar ferramentas para outros contextos educativos, não numa lógica prescritiva, mas deixando espaço para que cada território aprofunde o seu autoconhecimento e possa ir desenvolvendo o seu próprio caminho.

Na mesma linha desta publicação, criou-se, ainda, uma reportagem do projeto no sentido de promover a visibilidade dos vários intervenientes, bem como das suas posições, ao longo deste percurso de três anos.

A intervenção do projeto “Educação para a Cidadania” assentou em três pilares presentes na ENEC: as parcerias ONG-Escola; o desenvolvimento e avaliação de competências; a Whole School Approach (WSA) – três elementos fulcrais que se constituem como um todo e funcionam em sinergia. Implementado entre março de 2019 e agosto de 2022, o projeto envolveu um conjunto alargado de intervenientes, destacando-se os três consórcios ONG – Escola que implementaram planos de educação para a cidadania (entre os anos letivos 2019/20 e 2021/22) em três territórios diferentes (Damaia, Gondifelos/Famalicão e Porto Santo).

A participação e a ação ao longo destes três anos foi um caminho partilhado, longo e que decorreu, em grande parte, em tempos diferentes e muito exigentes. A realidade complexificou-se, num mundo afrontado por problemas globais como as alterações climáticas, os extremismos, as desigualdades no acesso aos bens e direitos fundamentais e as crises humanitárias, entre outros, em que a solução passa necessariamente por trabalharmos em conjunto, unindo esforços para encontrar soluções para os desafios que ameaçam a humanidade.

Em suma, o projeto (e esta publicação) foi um caminho de união, de cuidado e de solidariedade, enquanto tentativa de resposta reflexiva e ativa às necessidades específicas na educação e vivência da Cidadania nas escolas.

Juntos, pela Transformação e Justiça Social!




Ainda sobre o Projeto “Educação para a Cidadania”:

O Projeto “Educação para a Cidadania” foi implementado pela Fundação Gonçalo da Silveira (FGS), em consórcio com o Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto (CEDH-UCP) e que contou com o apoio de uma entidade externa internacional (The European Wergeland Centre) enquanto entidade avaliadora e amiga crítica. Uma iniciativa do Programa Cidadãos Ativ@s, financiada pelos EEA Grants e promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto, que procurou dar um contributo sistémico para a Educação para a Cidadania em Portugal, em contexto escolar.