Num tempo cada vez mais dominado pelos ecrãs, parar para ler um livro em conjunto ou sonhar um bairro melhor pode ser, também, um ato de resistência.
Esta semana, propomos duas leituras que apresentam práticas inspiradoras que nos levam a desdigitalizar para reimaginar a Democracia – dentro e fora da escola.
Em “Vigilância, dados e desinformação: o clube de leitura como exercício de resistência”, o livro torna-se ponto de encontro entre os estudantes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), com o objetivo de pensar criticamente o mundo digital e recuperar o tempo do debate, da escuta ativa e da ação coletiva. Esta iniciativa foi promovida pela Biblioteca Prof.º Luís Mourão da ESE-IPVC, no âmbito do projeto “Desconexão Digital no Ensino Superior”.
Já em “O bairro que sonhamos: viver a democracia a partir da escola”, a imaginação das crianças transforma-se em propostas concretas para melhorar o espaço onde vivem – mostrando que a cidadania começa ao virar da esquina. A iniciativa foi promovida pela Coolabora e enquadra-se no projeto “Nós Vamos!”, que visa aprofundar metodologias de participação cívica inclusivas.
Descubram estes artigos, bem como outras propostas inspiradoras, no número 17 da Revista Sinergias, que tem como tema: Democracia(s): transformando paradigmas opressivos de poder através da Educação para o Desenvolvimento.
Boas leituras!