Organizações da Sociedade Civil e Academia vão mostrar trabalho conjunto na próxima edição da revista “Sinergias”

Ao longo de dois anos, incentivadas pelo projeto Sinergias ED, várias Organizações da Sociedade Civil e Instituições de Ensino Superior têm estado a colaborar em trabalhos de investigação focados na transformação social. Todos eles serão divulgados na 3ª edição da Revista Sinergias que estará disponível a partir de janeiro de 2016.

Para já, o andamento destes trabalhos foi apresentado no passado dia 15 de outubro, em lisboa, em mais um encontro do projeto. Na presença de 17 participantes, em representação de 12 entidades, foram ainda partilhados os restantes resultados alcançados pelo Sinergias ED nomeadamente o lançamento da Revista Sinergias – Diálogos educativos para a transformação social, que já conta com duas edições lançadas; a criação e dinamização do website que acolhe a Revista, disponível em www.sinergiased.org; o lançamento de um estudo sobre perceções e relevância da Educação para o Desenvolvimento (ED) em Portugal, com o contributo de vários atores; e a criação e construção de uma proposta de referencial de formação.

O encontro promoveu ainda a reflexão conjunta sobre o futuro deste projeto e os próximos passos , contando com vários contributos e sugestões vindos dos participantes.

Promovido pela FGS em parceria com o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, o projeto “Sinergias ED: Conhecer para melhor Agir” visa criar oportunidades e condições para a ligação entre o meio académico e as organizações da sociedade civil para a investigação sobre a ação na produção de conhecimento em Educação para o Desenvolvimento.

Para além da publicação da 3ª edição da Revista Sinergias, no mês de janeiro de 2016 decorrerá também o Encontro final do projeto. Uma oportunidade para ouvir referências nacionais e internacionais na área da educação para a transformação social e que terá lugar nas instalações do ISEG, nos dias 12 e 13 de janeiro.

Mais informações em breve.