Número 6 da Revista Sinergias já está disponível

Já se encontra disponível online o sexto número da Revista Sinergias – Diálogos Educativos para a Transformação Social. Desta vez, tendo como tema principal a relação entre Ensino Superior e Comunidade(s).

Partindo do editorial de autoria de Oscar Jara, propomos diálogos, reflexões e questionamentos sobre as relações entre as Instituições de Ensino Superior e as sociedades de que fazem parte.

Para tal, apresenta-se um dossier temático que apresenta quatro artigos de diferentes geografias, completado por uma reflexão coletiva (secção Debate) e uma entrevista que colocam em diálogo pessoas diretamente ligadas ao ensino superior – no primeiro caso, na África do Sul e, no segundo, em Portugal – debatendo as suas reflexões e práticas sobre este tema.

Destacamos ainda o artigo de Vanessa Andreotti, propondo metáforas para imaginar outros paradigmas de conhecimento, e a reflexão de Arnfinn Nygaard a propósito do Novo Consenso Europeu sobre o Desenvolvimento.

Também nesta edição apresentam-se, como habitual, um conjunto de conteúdos e de publicações recentes considerados relevantes nos domínios da Educação para a Transformação Social.

A revista, de acesso livre, está disponível na íntegra no website do projeto Sinergias ED.

Desejamos boas leituras, reflexões e ações!

 


EDITORIAL

DOSSIER TEMÁTICO
Extensão universitária no Brasil: democratizando o saber da universidade na perspectiva do desenvolvimento territorial
Ana Dubeux
Aprendendo com os Guarani: geocultura através do ensino, pesquisa, extensão na universidade comunitária
Ana Menezes & Cheron Moretii
A construção colaborativa de conhecimento: será a transformação social um processo pedagógico?
Albertina Raposo & Monica Mesquita
El Rol Social de La Universidad en el Siglo XXI: el trabajo de UNICOM
Graciela Tonon

OUTROS DIÁLOGOS
Educação para a expansão de horizontes, saberes, vivências, afetos, sensibilidades e possibilidades de (co)existência
Vanessa Andreotti

DEBATE
University Community Engagement: Living the contradiction
Bruce Damons, Heloise Sathonar & Deidre Geduld

ENTREVISTA
Diálogo entre Albertina Raposo, Filipe Martins, Teresa Gonçalves e Teresa Martins

DOCUMENTO-CHAVE
The New European Consensus on Development “Our World, our Dignity, our Future”

RECENSÃO CRÍTICA
Le-coton bt et nous, la verité de nos champs

PUBLICAÇÕES RECENTES
Exploring the potential of relationships between university and civil society for meaningful learning and collective action
A Educação para a Cidadania Global e as Juventudes Partidárias: o caso do Concelho de Loures
Educación ecosocial. Cómo educar frente a la crisis ecológica
Global Schools. Propostas de Integração Curricular da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global no 1.º e 2.º CEB

RESUMO DE TESES

 


Sinergias – Diálogos Educativos para a Transformação Social é a primeira revista especializada em Educação para o Desenvolvimento em Portugal, com peer-review, tem edição semestral e pretende funcionar enquanto plataforma internacional de discussão e de reflexão concetual, metodológica e sobre a prática no campo da Educação para o Desenvolvimento/ Educação para a Cidadania Global/ Educação Global, servindo de veículo de produção e partilha do conhecimento nesta área. É uma iniciativa conjunta entre a Fundação Gonçalo da Silveira, o CEAUP – Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto e o CIDAC – Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral no âmbito do projeto Sinergias ED.
Informação para a submissão de artigos: http://www.sinergiased.org/index.php/revista/calls

 

Outras notícias

17 Jun 2025

Durante 4 meses, uma turma do Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra explorou as diferentes responsabilidades que temos como cidadãos e planeou uma visita de estudo de forma colaborativa e

11 Jun 2025

No âmbito do projeto Extensão Universitária na Universidade Católica de Moçambique (UCM), um grupo de estudantes vai colocar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Economia de Moçambique ao serviço dos

16 Abr 2025

Iniciou-se, no ano letivo de 2024/2025, o projeto Escola Interglobal – Uma escola para o mundo e o mundo inteiro na escola, uma iniciativa que nasce da parceria entre duas