Novos projetos vão permitir reforçar trabalho em contextos de educação formal

A FGS vai iniciar em breve a implementação de três novos projetos de Educação para o Desenvolvimento / Educação para a Cidadania Global que mereceram o cofinanciamento do Camões I.P. no âmbito da última linha de candidaturas a cofinanciamento.

Dois dos projetos agora aprovados serão implementados em contexto de educação formal. O projeto «Escolas Transformadoras: Contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola» será promovido pela FGS em parceria com três Escolas Superiores de Educação (pertencentes aos Institutos Politécnicos de Beja, Santarém e Viana do Castelo) e visa apoiar as comunidades educativas na implementação da Estratégia de Educação para a Cidadania, especificamente na sua vertente de Educação para o Desenvolvimento.

Já o projeto «A escola, ser vivo dentro de um ecossistema: da alimentação à utilização dos recursos naturais», será promovido pelo CIDAC com a parceria da FGS e com intuito de enraizar a Educação para o Desenvolvimento na cultura da escola a partir dos temas da soberania alimentar, comércio justo e ecologia integral, ajudando a promover estruturas educativas interventivas no campo da solidariedade e da sustentabilidade.

Terá também início em breve a terceira edição do projeto «Sinergias ED», através da qual se dará continuidade e procurará aprofundar o diálogo, cooperação e trabalho colaborativo entre organizações da sociedade civil e instituições de ensino superior no âmbito da Educação para o Desenvolvimento, mantendo-se a parceria com o CEAUP – Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto.

No conjunto, prevê-se que as novas iniciativas envolvam diretamente mais de 20 organizações da sociedade civil e instituições de ensino superior, para além de 13 agrupamentos escolares e de aproximadamente 160 docentes e 240 estudantes.

 

Outras notícias

11 Dez 2024

O trabalho que a FGS | Fundação Gonçalo da Silveira desenvolve assenta, essencialmente, em Projetos de Educação para a Cidadania Global. Além de trabalharmos com escolas, colaboramos com educadores/as e

11 Dez 2024

“A educação é sempre um ato de esperança que, do presente, olha para o futuro” Papa Francisco, Pacto Educativo Global   Olá, o meu nome é Diogo Marques Gaspar sj

4 Set 2024

Começo por contextualizar a instituição que organizou as jornadas. O Hegoa, Instituto de Estudios sobre Desarrollo y Cooperación Internacional, é um instituto da Universidad del País Vasco/EuskaI Herriko Unibertsitatea (UPV/EHU),