No âmbito do Programa Cidadania Ativa, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian e cofinanciado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants), a FGS deu início, a 1 de outubro de 2014, ao projeto “Nova Cultura para a Sustentabilidade: criar parcerias estratégicas com o setor privado”.

Este projeto foi desenhado na sequência de uma reflexão estratégica interna e com o propósito de encontrar respostas alternativas e eficazes para a autonomia financeira da FGS enquanto meio para a prossecução da sua missão no âmbito da Cidadania Global e Desenvolvimento.

 

Objetivos:

1 – Reforçar e capacitar o Departamento de Comunicação e Angariação de Fundos
2 – Despertar interesse do tecido empresarial para as necessidades da FGS
3 – Disseminar aprendizagens junto do setor não lucrativo

 

A partilha de aprendizagens foi facilitada pela disponibilização online dos recursos produzidos e através da realização de dois Workshops sobre comunicação e angariação de fundos, especialmente destinados a grupos de voluntariado jovem internacional.

A FGS contou com a parceria da ONGD Entreculturas (Espanha), da Cooperativa Bagabaga Studios e da OFICINA – Escola Profissional do Instituto Nun’Alvres.

O projeto teve a duração de 12 meses (outubro 2014 a setembro 2015) e integrou o domínio de atuação do programa Cidadania Ativa destinado a reforçar a eficácia das ONG.

Aceda ao Programa Cidadania Ativa aqui.

 

O EEA Grants é um mecanismo financiado com recursos públicos provenientes da Noruega, Islândia e Liechtenstein.