Moçambique: escolinha Santo Inácio ganha novas cores

A escolinha Santo Inácio, situada em Tete, Moçambique, recebeu recentemente um apoio para a remodelação e equipamento de uma parte dos seus espaços. Uma iniciativa proporcionada pela colaboração da FGS e um donativo do Bazar Internacional do Luxemburgo.

Na Paróquia de S. Tiago Maior, os Jesuítas dinamizam regularmente atividades pedagógicas, sociais e espirituais. A escolinha Santo Inácio é um dos projetos. Integra atualmente perto de 250 crianças da comunidade que aqui recebem apoio escolar, sobretudo nas matérias de português e de matemática, numa lógica de reforço e complemento com a escola pública. As turmas têm 12 alunos cada e as aulas funcionam três vezes por semana. Todo o trabalho é desenvolvido por professores aposentados e em regime de voluntariado.

“A Escolinha surgiu a “pedido” de umas crianças da paróquia, que me visitavam regularmente para me mostrarem as suas notas negativas. Aquele facto fez-me pensar que Deus me estava a pedir alguma coisa”. Assim descreve o projeto o padre Paulo Teia, Pároco em Tete e responsável pela escolinha.

Conforme explica, o objetivo desta ‘escola de explicações’ ”é reforçar a leitura, a escrita e a interpretação, dando ferramentas que lhes poderão permitir tirar boas notas na escola. Queremos também abrir novos horizontes nestas crianças estimulando-as em áreas novas e sensibilizando-as sobretudo para os valores de uma boa cidadania”.

No momento em que assumia as funções de Pároco, há cerca de ano e meio, o P. Paulo constatava a degradação das infraestruturas da Paróquia, incluindo as salas onde é hoje a escolinha. O colorido que entretanto ganhou o espaço deve-se às obras de remodelação – limpeza, pintura e equipamento – que foram feitas gradualmente e que o tornaram mais propício às atividades desenvolvidas. Para além da remodelação das salas da escolinha e da catequese, a totalidade das obras incluiu ainda melhorias no Salão e pequenas intervenções noutros espaços, facilitando a criação de uma pequena biblioteca e de uma sala de reuniões.

Esta intervenção permitiu devolver os vários espaços à comunidade local e dar continuidade ao trabalho desenvolvido de forma contínua pelos Jesuítas em Tete. Pela Catedral de Tete passam semanalmente perto de mil crianças e jovens para atividades educativas, formativas, grupos de catequese e também celebrações locais.

Parte deste projeto de recuperação contou com o apoio da Fundação Gonçalo da Silveira através de um donativo do Bazar Internacional do Luxemburgo, um dos maiores eventos de solidariedade que acontecem no país com o propósito de angariar fundos para apoio a projetos sociais a nível internacional.