“Liberdade e Participação Democrática – Os valores de Abril pelo nosso olhar”

Com mais um ano letivo de trabalho a começar, o projeto“EDxperimentar – Laboratórios de Cidadania Global & Desenvolvimento em meio escolar” , vem partilhar consigo um dos exemplos de trabalho colaborativo que levamos a cabo, no ano passado, com uma turma de 6º ano do Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra no Lumiar.

O laboratório pedagógico, “Liberdade e Participação Democrática – Os valores de Abril pelo nosso olhar”, juntou uma equipa de 3 membros do departamento de Cidadania Global e Desenvolvimento da FGS com dois docentes – o Prof. José Ribeiro e a Prof.ª Natália Ceriz. A partir das disciplinas de Educação Visual (EV), Educação Tecnológica (ET) e História, pensou-se num processo com diversas atividades que pudesse ser integrado no projeto de autonomia e flexibilidade curricular da turma e que seria uma forma de celebração dos 50 anos do 25 de abril.

Este laboratório realizou-se entre março e junho, tendo como tema principal a participação democrática e a liberdade. Através de metodologias ativas e de educação não-formal o tema foi lançado numa sessão inicial com jogos. Em História, criou-se uma linha de tempo da Liberdade a partir dos conhecimentos e visões que as crianças tinham. Realizou-se ainda uma visita de estudo “À Lisboa de abril” a partir do peddy paper proposto pelo Museu do Aljube. Nas disciplinas de EV e ET foi dinamizado um concurso, aberto às restantes turmas de 6º ano, onde foram criados mais de 160 cartazes sobre os valores de abril e que resultaram numa exposição final intitulada “Os valores de Abril pelo nosso olhar”. Este concurso premiou os 3 melhores trabalhos e a exposição foi montada na Galeria Liminare, pertencente à Junta de Freguesia do Lumiar. Esteve patente ao público durante 15 dias, entre 7 e 22 de junho e integrou a agenda das celebrações dos 50 anos do 25 de abril.

Foi um processo de colaboração que nos permitiu aprofundar as diferentes perceções que as crianças pré-adolescentes têm do 25 de abril e da sua Liberdade. Através da exposição criada e que esteve patente numa galeria pública, aberta às famílias e restante comunidade, pudemos também compreender como estes processos permitem, não só, valorizar as aprendizagens das crianças, mas também o próprio trabalho do corpo docente. Iniciativas que levam a escola até à comunidade, ajudam na construção de uma abordagem de escola integral ou abordagem whole-school. Esta permite-nos pensar e criar uma escola, também ela, construtora de democracia e de liberdade.

Agradecemos ao 6ºF a possibilidade de aprendermos colaborativamente o que é a Liberdade. O trabalho feito convosco inspira-nos a recomeçar mais um ano.

 

Eva de Jesus e Sara Borges 

(Equipa EDxperimentar FGS)


111
112
113
114

Outras notícias

18 Jun 2025

Num tempo cada vez mais dominado pelos ecrãs, parar para ler um livro em conjunto ou sonhar um bairro melhor pode ser, também, um ato de resistência. Esta semana, propomos

17 Jun 2025

Durante 4 meses, uma turma do Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra explorou as diferentes responsabilidades que temos como cidadãos e planeou uma visita de estudo de forma colaborativa e

11 Jun 2025

No âmbito do projeto Extensão Universitária na Universidade Católica de Moçambique (UCM), um grupo de estudantes vai colocar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Economia de Moçambique ao serviço dos